Anúncio publicitários: reflexos identitários
Resumo
Revestido pela cultura, o discurso publicitário traz à tona imagens e temas condizentes com uma identidade local a fim de atingir um público-alvo determinado. Para tanto, os publicitários valem-se, muitas vezes, do discurso histórico e da memória coletiva com o intento de chamar a atenção de seus destinatários, que se reconhecem no que é exposto. Partindo desse prisma, o presente artigo, alicerçado, principalmente, pelos estudos deMaingueneau em torno da Análise do Discurso e deMignolo acerca da convenção de ficcionalidade, busca evidenciar, por meio da análise do anúncio publicitário da prova Rali Dakar 2008, como o discurso publicitário dialoga com o discurso histórico para vender uma ideia.
Palavras-chave
publicidade; memória coletiva; dialogismo; intertextualidade.
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho
Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474