O cacique do Candeal – considerações sobre a identidade mestiça de Carlinhos Brown

Ayêska Paulafreitas

Resumo


Carlinhos Brown (Salvador, Bahia, Brasil, 23/11/1962) destacou-se no cenário internacional como artista da música e pelo seu trabalho social junto à comunidade do Candeal Pequeno, onde nasceu.Defensor da mestiçagem como característica do povo brasileiro, ele se diferencia de outros artistas e grupos contemporâneos que buscam construir uma identidade com base na ancestralidade africana. Valoriza uma suposta fração indígena na constituição de sua própria identidade, o que é demonstrado através de visitas a reservas indígenas, da participação em bloco de índio no carnaval e do uso de um cocar, o que lhe rendeu a alcunha de Cacique do Candeal. Para a compreensão da assumida mestiçagem de Brown, parte-se do debate da mestiçagem no Brasil, iniciado no século XIX, e discute-se a importância do desfile comemorativo ao 2 de Julho, data da “independência do Brasil na Bahia” (Tavares, 2005), que tem como figura central o Caboclo vestido com tanga e cocar de penas.

Palavras-chave


identidade; música; índio; Bahia; Candeal

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Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474