Mídia e Política de Identidade: Uma análise do contexto de Timor-Leste

Ivens G. de Sousa

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a política do governo de Timor-Leste em socializar a língua portuguesa através da televisão nacional, como uma forma de construir a identidade do país em torno da lusofonia. Utilizando os conceitos de identidade de Castells, Canclini e Cuche, propomos discutir as relações entre Estado- Nação, identidade, mídia e negociação de pertencimento nacional, assim como pensar o conceito de política de identidade segundo Zaretzky e Woodward. Faremos uma abordagem sócio-histórica de Timor-Leste buscando, nesse processo, o papel desempenhado pela língua portuguesa. Finalmente, discutimos o panorama midiático do país e as questões linguísticas a ele relacionadas.

Palavras-chave


Mídia; Política da Identidade; Timor-Leste.

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474