Cyberbullying e crowdsourcing: o caso da Maratona de Boston

Luzia Pinheiro, Moisés de Lemos Martins

Resumo


Emergindo como promessa da inteligência colectiva colocada em prática, o crowdsourcing revela o poder das massas trabalhando em direcção a um objectivo comum. No caso da Maratona de Boston a investigação amadora crowdsourcing demonstrou que na demanda de resultados o caminho percorrido pode ser sinuoso e levar a efeitos imprevisíveis como a prática de cyberbullying. Supondo terem encontrado os autores dos atentados, os investigadores crowdsourcing divulgaram rapidamente todas as informações de que dispunham acerca dos alegados bombistas, sem confirmarem a sua veracidade, difamando e denegrindo a imagem dessas pessoas. Está-se então a falar sobre a possibilidade da utilização de toda a potência do crowdsourcing direccionado para o cyberbullying. Propõe-se assim reflectir sobre o poder da Internet e dos movimentos crowdsourcing, suas potencialidades e riscos associados com base neste caso em particular.

Palavras-chave


crowdsourcing; Maratona de Boston; Internet; cyberbullying

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho