Hermenêutica sobre as manifestações públicas na Internet

Heitor Pinheiro de Rezende, Luiz Alberto Beserra de Farias, Benedita de Fátima Delbono

Resumo


Na contemporaneidade, a sociedade utiliza cada vez mais a Internet e as
redes sociais digitais como palco para a realização de consulta e divulgação de informações sobre os setores políticos e corporativos, potencializando a existência de verdadeiros simulacros. Nesse cenário, pessoas que se atêm ao universo digital possuem uma propensão maior a constituírem suas opiniões munidas de julgamentos vindos de redes sociais estruturadas por internautas, gerando um ciclo de reprodução de informações, estas endossadas por esses usuários, levando à “ideia de verdade”. Por outro lado, não é possível crer em todas as manifestações que circulam na Internet sobre os diversos setores que compõem a sociedade. Com o objetivo de explorar esse tema optou-se pela adoção como objeto de estudo o tema Astroturfing, terminologia que contempla técnicas de manipulação da opinião pública na Internet, por meio da inserção de informações direcionadas que podem enaltecer ou depreciar pessoas, empresas e partidos políticos, respectivamente, em sua reputação; em face de seus produtos ou serviços e imagem; e, em sua ideologia e credibilidade à campanha. Para a realização do estudo, foi utilizada a metodologia estudo de casos múltiplos, tendo sido analisadas
exposições relativas a empresas de tecnologia como Samsung e Facebook, as quais geraram repercussão internacional e a Nokia, com repercussão no Brasil. Além disso, também se estudou a campanha presidencial do norte-americano Barack Obama, cuja ação foi forte influenciadora de campanhas de políticos brasileiros, assim como de outros países. Como suporte teórico recorreu-se a obras notadamente suportadas na Internet por conta da recência do tema, autores que trafegam no âmbito da opinião pública, da liberdade de expressão baseada em princípios éticos, além de aspectos jurídicos alinhadas ao estudo. A análise foi baseada na interpretação de dados secundários e de sua repercussão na mídia e no reflexo junto à opinião pública, podendo gerar mobilização e comportamento. O texto interconecta-se ao 3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania sob o tema Análise e usos dos media: Internet, jogos, vídeo, cinema, telemóveis, imprensa, rádio,
televisão, publicidade, música.

Palavras-chave


Astroturfing; Internet; redes sociais

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho