Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da Personalização na Educação

Cecília Tomás

Resumo


A Internet das Coisas mostra-se hoje como sendo uma tecnologia disruptiva capaz de objetivar a personalização no domínio da educação. Procurando identificar os desafios éticos que gravitam em torno da personalização na educação potencializada pelas tecnologias interconectivas que vivem no/do fluir, três dimensões foram as já identificadas: 1) Tecnológica; 2) Pedagógica; 3) Filosófica. De forma inter-relacionada elas farão surgir categorias e conceitos diversos, dos quais o conhecimento limitado dá, para já, conta: infraestruturas de implementação da IoT (TCP/IPv6), instrumentos em rede (wearables, tablet, telemóvel), interoperabilidade, PLE, SLE e VLE, Rhizomatic Learning, Learning Analytic e Adaptative Learning, conducentes a conceitos como os de hypersituating, machine-to-machine (M2M), machine-to-people (M2P) e people-to-people (P2P). Sendo Big Data a capacidade tecnológica de rastreamento de comportamentos individuais a uma escala global, conducentes a uma crescente personalização, como se reflete ou interfere esta em questões relacionadas com a educação? Novas teorias surgem, mas uma nova epistemologia está ainda por criar. Conceitos éticos e legais como a entificação da informação, público versus privado que se cruzam com a categoria de ‘segurança’ e ligados aos de Smart Citizen e Smart Learner, bem como a conceitos de caráter ontológico como os de técnica e de tecnologia, fazem emergir da realidade educacional conceitos inovadores.

Palavras-chave


Educação; Ética; Internet das Coisas; Personalização

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho