Cultura e diálogo intercultural: conhecimentos etnoecológicos no ensino da ecologia escolar

Karina Vieira Martins, Rosiléia Oliveira de Almeida, Geilsa Costa dos Santos Baptista

Resumo


Em muitos espaços escolares existem professores que não são da própria comunidade, ou os alunos precisam se deslocar até comunidades próximas para continuar os estudos. Assim, o docente pode realizar atividades a partir da sua bagagem sócio-cultural-acadêmica, as quais não têm, para o aluno, significações vinculadas com os seus modos de se relacionar com os diversos fatores sócio-econômico-culturais específicos da sua região. Portanto, é importante atuar na formação inicial dos futuros professores de biologia, quanto à abordagem dos conteúdos científicos, de maneira que eles compreendam a natureza dos saberes envolvidos, demarcando-os e permitindo a compreensão da sua importância e contextos sociais nos quais possam ser aplicados. No presente trabalho, de natureza teórica, apresentamos o programa de um curso de formação inicial de professores pautado no princípio de investigação e consideração dos conhecimentos etnoecológicos como forma de geração de oportunidades para reflexões sobre o objetivo último de ensinar ecologia nas escolas, que consideramos ser a mudança de perfil conceitual no lugar da mudança conceitual. Cumpre informar que o referido curso, cujos resultados estão em fase de análise, constitui parte metodológica da tese de doutorado da primeira autora, em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC, UEFS-UFBA).

Palavras-chave


Ensino de ciências; formação de professores; etnoecologia; bioinvasão

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Universidade do Minho