No próximo dia 5 de novembro terá lugar no Auditório da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, o Seminário Internacional Memória, diversidade e identidades: desafios às relações interculturais no século XXI.

Este seminário tem como objetivo fundamental promover a partilha de trabalhos científicos e a reflexão crítica sobre o papel desempenhado pelos produtos culturais, artísticos e educacionais – coleções de museus, manuais escolares de história e cinema – na reconstrução da memória cultural. Constitui, ainda, o pré-evento do V Congresso Internacional sobre Culturas – Que cultura(s) para o século XXI?, que decorre na UBI de 6 a 8 de novembro de 2019.

Organizado em parceria com a Universidade da Beira Interior, é da responsabilidade do projeto Memories, cultures and identities: how the past weights on the presente day intercultural relations in Mozambique and Portugal?,  financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Aga Khan para o Desenvolvimento.

Esta iniciativa conta com a presença de investigadores e oradores convidados como Eliseu Mabasso (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique), Martins Mapera (Universidade de Zambeze, Moçambique), José Carlos Venâncio (Universidade da Beira Interior, Portugal), Moisés de Lemos Martins e Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho, Portugal), a artista e investigadora Catarina Simão, entre outros.

Entrada livre.