Chamada de trabalhos para II Conferência Internacional sobre Cultura & Sociedade – Que Literacia(s) para uma Justiça Económica e Social?

Aberta chamada para submissão de trabalhos para a II Conferência Internacional sobre Cultura & Sociedade – Que Literacia(s) para uma Justiça Económica e Social? até 15 de Dezembro, 2020. A conferência será realizada na Universidade Zambeze, Moçambique, em 27 e 28 de Maio de 2021, em parceria com o projeto Cultures Past&Present e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.

Este evento científico configura um espaço de diálogo e de construção de redes internacionais, abordando temas contemporâneos transversais a várias áreas do conhecimento, desde as políticas linguísticas, as políticas jurídico-económicas e sócio-culturais no espaço dos países de língua oficial portuguesa, passando pela problematização crítica do conceito de lusofonia, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita feminina na compreensão do(s) pensamento(s) em língua portuguesa. A edição também vai homenagear a Heliodoro Baptista (poeta) e Romualdo Johnam (músico).

A conferência está organizada nos seguintes núcleos temáticos: Literatura, Língua, Culturas e Comunicação; Sociologia, Antropologia, Filosofia e Comunicação intercultural; Justiça, Direitos Humanos, Democracia e Cidadania; e, Cultura, Economia e Desenvolvimento Humano. Os detalhes da submissão podem ser conferidos aqui.

A realização da Conferência estava prevista para os dias 17 e 18 de Setembro de 2020 . Devido às restrições colocadas pela COVID-19, foi adiada para os dias 27 e 28 de Maio de 2021.