Início

site-142O projeto “O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista”, sediado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS, Universidade do Minho, Portugal), foi desenvolvido em parceria com o Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Este projeto de natureza interdisciplinar foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de Fevereiro de 2011 a Agosto de 2014.

O projeto surgiu da constatação da existência de uma lacuna na investigação científica relativamente à análise e compreensão das representações de género que permeiam os conteúdos e linhas editoriais dos órgãos de comunicação no contexto português, especialmente no que concerne às revistas de informação generalista.

Diversos estudos têm demonstrado a persistência de representações genderizadas ao nível da produção de conteúdos mediáticos, que tendem a ser apropriadas de forma seletiva, (re)produzindo uma visão androcêntrica. Tais estudos permitem relativizar a tão propagada conquista da igualdade das mulheres nas esferas pública e privada, evidenciando que os média, mais do que entidades privilegiadas na condução da mudança social (nomeadamente pelo seu papel de mediadores entre a realidade e os cidadãos), tendem a configurar-se frequentemente como perpetuadores de assimetrias simbólicas.

Atendendo à relevância social e científica dos aspectos supra-enunciados, este projeto incidiu fundamentalmente em dois eixos de análise: 1) produtos e produtores das revistas portuguesas de informação generalista; 2) recetores dos média – entendidos não como dimensões estáticas mas em estreita conexão, ainda que possam sugerir uma leitura independente.

O projeto foi estruturado em quatro grandes tarefas.
No âmbito da Tarefa 1 – Monitorização e análise das representações de género que permeiam os conteúdos dos média –, foi analisado o conteúdo de um ano de edições das duas revistas de informação generalista mais lidas em Portugal (a “Visão” e a “Sábado”).
No que respeita à Tarefa 2 – entrevistas com os profissionais dos média –, foram realizadas entrevistas a profissionais dos média, desempenhando diferentes funções (jornalistas, fotojornalistas, editores, diretores) nas referidas revistas.
No âmbito da Tarefa 3 – estudo de receção –, foram realizados diversos grupos focais com jovens, estudantes do Ensino Superior.
Finalmente, a Tarefa 4 consistiu na elaboração de um guia de boas práticas intitulado “De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo“.