Este inquérito destina-se a avaliar a situação socioprofissional e laboral no jornalismo gerada pela pandemia Covid-19 e pela Declaração do Estado de Emergência. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, o Sindicato dos Jornalistas, a Sopcom e investigadores das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Minho e decorre entre os dias 22 de maio e 8 de junho.
Os acontecimentos decorrentes da pandemia Covid-19 criaram um momento de grande mobilização dos média e dos jornalistas, que estiveram na primeira linha do combate aos efeitos da pandemia. Os média e os jornalistas enfrentam, como outros setores, os efeitos de uma crise económica e social que importa compreender, com rigor e de forma célere, para preparar eventuais medidas de apoio.
O inquérito aplica-se a todos os detentores de título profissional de jornalista e visa fazer o levantamento da situação socioprofissional desde 18 de março, data da declaração do Estado de Emergência. Não é solicitada qualquer identificação pessoal, mantendo-se o anonimato de todos/as os/as participantes.
A colaboração de todos é fundamental para uma análise em profundidade dos efeitos da crise sanitária nas condições de exercício profissional do jornalismo. O questionário é de resposta rápida, solicitando-se na generalidade das perguntas a escolha de uma opção. Participe!
.png)