RESUMOS |
||||
Sessão Temática: 2. Teorías e Metodologias | ||||
Autor:
|
BARROS, Adriana Azevedo Paes de e DOTTO, Cláudio. | |||
Instituição:
|
UMESP/IMES | |||
Dados Curriculares: |
Adriana Azevedo Paes de BARROS - Pedagoga, Mestre em Educação (Linguagem, Comunicação e Educação), Doutoranda em Comunicação Social. Pesquisadora do Grupo de Estudos História das Indústrias Midiáticas Brasileiras, Professora de Teoria da Comunicação e Sistemas Internacionais de Comunicação da UMESP. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, comunicação e educação. Cláudio DOTTO - Engenheiro, Mestre e Doutorando em Comunicação Social. Professor de Mercadologia do IMES. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, comunicação mercadológica. |
|||
Título:
|
Pensamento comunicacional latino-americano - As idéias de Paulo Freire | |||
Resumo:
|
||||
Este trabalho situa-se entre os estudos teóricos da Escola Latino-Americana de Comunicação e constitui-se numa viagem exploratória pelo pensamento de Paulo Freire, pesquisador brasileiro que associa profundamente comunicação e educação, tanto em sua vasta produção literária nas décadas de sessenta a noventa, quanto na prática de seu método de alfabetização de adultos, conhecido e utilizado em diversos países na América Latina e demais continentes. A proposta teórica de Paulo Freire contribui de forma substancial na formulação de um modelo comunicacional horizontal, democrático e participativo, na medida que em sua concepção a comunicação é o agente de transformação dos sujeitos. O diálogo é o cerne da ação freireana sendo a dinâmica educativa/comunicativa o caminho para a libertação do homem e da transformação do mundo em que vive. |