RESUMOS

 
Sessão Temática: 2. Teorías e Metodologias
Autor:
BARROS, Adriana Azevedo Paes de e DOTTO, Cláudio.
Instituição:
UMESP/IMES

Dados Curriculares:

Adriana Azevedo Paes de BARROS - Pedagoga, Mestre em Educação (Linguagem, Comunicação e Educação), Doutoranda em Comunicação Social. Pesquisadora do Grupo de Estudos História das Indústrias Midiáticas Brasileiras, Professora de Teoria da Comunicação e Sistemas Internacionais de Comunicação da UMESP. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, comunicação e educação.

Cláudio DOTTO - Engenheiro, Mestre e Doutorando em Comunicação Social. Professor de Mercadologia do IMES. Principais áreas de interesse: teoria da comunicação, comunicação mercadológica.

Título:
Pensamento comunicacional latino-americano - As idéias de Paulo Freire
Resumo:
 

Este trabalho situa-se entre os estudos teóricos da Escola Latino-Americana de Comunicação e constitui-se numa viagem exploratória pelo pensamento de Paulo Freire, pesquisador brasileiro que associa profundamente comunicação e educação, tanto em sua vasta produção literária nas décadas de sessenta a noventa, quanto na prática de seu método de alfabetização de adultos, conhecido e utilizado em diversos países na América Latina e demais continentes. A proposta teórica de Paulo Freire contribui de forma substancial na formulação de um modelo comunicacional horizontal, democrático e participativo, na medida que em sua concepção a comunicação é o agente de transformação dos sujeitos. O diálogo é o cerne da ação freireana sendo a dinâmica educativa/comunicativa o caminho para a libertação do homem e da transformação do mundo em que vive.