RESUMOS |
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Sessão Temática: 2. Teorías e Metodologias | ||||
Autor:
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Abílio da Fonseca | |||
Instituição:
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Instituto Superior da Maia | |||
Dados Curriculares: |
Professor / Coordenador do curso superior de Relações Públicas Mestre em Educação/Administração pela Universidade do Minho Área de pesquisa: Relações Públicas | |||
Título:
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A Ética nas Relações Públicas | |||
Resumo:
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Sem grande aprofundamento - que, aliás, não seria descabido - alude-se aos conceitos de moral, ética e deontologia. Lembra-se a Comunicação como factor principal e indispensável da vida em sociedade. Partindo-se do conceito de Comunicação Relacional e da imprescindibilidade das Relações Públicas nas organizações, enfatiza-se o principal dos valores que Ihes são essenciais e nelas defendido: a verdade. Refere-se o esquecimento ou a lonjura de muitos valores patentes na actual sociedade de consumo, subordinada ao império da economia de mercado. Alude-se as qualidades e deveres, em geral, e morais, em particular, que respeitam aos relacionadores de públicos, referindo-se algumas experiências pessoais na actividade relacional e analisando vários códigos deontológicos da profissão. Conclui-se que a filosofia das Relações Públicas, fundamentada em valores morais e devidamente partilhada por todos os actores das organizações é conducente a uma vivência, compreensão e aceitação mútua que melhora consideravelmente o clima organizacional e provoca sentimentos, traduzíveis em eficácia, como o de realização e de autosatisfação dos seres humanos . |