RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

Paulo Rogério Tarsitano

Instituição:

UMESP/IMES/INTERCOM - Brasil

Dados Curriculares:

 

Título:

A pesquisa experimental em comunicação: espaço estratégico para a integração entre a universidade e o mercado de trabalho

Resumo:

 

Este estudo se propõe a resgatar as origens do ensino da Comunicação Social no Brasil, focalizando a influência da indústria da comunicação através da imprensa, publicidade e relações públicas no processo evolutivo vivenciado ao longo de quase um século desde os primeiros esforços para se criar cursos para formação e capacitação de jornalistas até os dias atuais, procedendo uma análise crítica da qualidade do ensino praticado nas universidades brasileiras.

O presente trabalho vai buscar no experimentalismo, visto como a aplicação de pesquisa, um método eficiente para o aprendizado e melhoria na qualidade dos produtos comunicacionais desenvolvidos nos cursos de Comunicação Social. Prática essa iniciada através dos Projetos Experimentais, em 1978, possível através da implantação pelo Ministério da Educação de um novo currículo que passaria a reger os cursos em suas diversas habilitações. A sensível melhora observada através dessa inovação resgatou a credibilidade dos empresários ligados à comunicação junto ao ensino, uma vez que o estudante chegava ao mercado de trabalho em melhores condições de engajar-se aos processos produtivos.

O aperfeiçoamento dos Projetos Experimentais é abordado aqui de maneira simples e didática, num balanço nacional em que o autor demonstra as dificuldades das escolas em manterem-se atualizadas do ponto de vista tecnológico. Mostra igualmente as modificações ocorridas no ensino a partir do incentivo que a produção experimental passa a ter com maior espaço dentro dos cursos. Ir em direção ao novo constitui-se na grande mola propulsora que movimenta o alunado e os professores. O laboratório passa a ser o palco das grandes experiências em que vão surgindo novas linguagens e novos produtos comunicacionais. O interesse da indústria também se renova, uma vez que a universidade dá os primeiros sinais de retomar seu papel vanguardista, e novamente ser capaz de acenar com a possibilidade de contribuir com inovações junto ao mercado da comunicação.

A efervescência produtiva que se instala nas escolas é aguçada com a criação, pela INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, da EXPOCOM - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, em que as escolas e seus estudantes podem apresentar num palco nacional suas produções e, principalmente, suas inovações. A EXPOCOM, portanto é apresentada nesse estudo como um instrumento de motivação para incrementar a busca do novo pelo ensino da Comunicação. Uma pesquisa de campo demonstra como ela se transformou desde sua criação, em 1994, nesse instrumento motivador. Colhe depoimento de estudantes, professores, coordenadores, diretores de cursos e profissionais de comunicação de todo o Brasil que a confirmam como ponto essencial para o aprimoramento técnico na formação dos futuros profissionais de publicidade, relações públicas, jornalismo e nas demais áreas da Comunicação Social.