RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

Carlos Ricardo

Instituição:

Universidade Autónoma de Lisboa

Dados Curriculares:

Licenciado em Economia (ISE); Pós-graduado em Ciências da Informação (UCP); Mestre em Sistemas Socio-Organizacionais da Actividade Económica (ISEG); Doutorando em Ciências da Comunicação (UNL)

Título:

Comunicação e poder no discurso das organizações

Resumo:

 

Durante algum tempo o poder tem sido um tópico importante na teoria social, mas só recentemente se tornou num centro de interesse na comunicação organizacional e nos diversos campos que lhe estão relacionados. Muitos dos estudos sobre esta temática adoptam uma visão do poder orientada funcionalmente, concentrando a análise nas questões que se relacionam com o papel do poder no processo de tomada de decisões e na disseminação da informação. No entanto, alguns estudiosos reconhecem que a questão do poder é, fundamentalmente, uma parte do processo pelo qual uma organização constitui e reconstitui, através da comunicação, a sua realidade social. O poder está integralmente ligado à estrutura de interesses das organizações, as quais são, também, parte intrínseca do modo como as práticas organizacionais e as formações de sentido são estruturadas. É ao nível da prática comunicacional que os interesses são representados e o lugar onde a realidade organizacional é produzida e reproduzida.