RESUMOS |
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Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica | ||||
Autor:
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Carlos Ricardo |
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Instituição:
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Universidade Autónoma de Lisboa |
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Dados Curriculares: |
Licenciado em Economia (ISE); Pós-graduado em Ciências da Informação (UCP); Mestre em Sistemas Socio-Organizacionais da Actividade Económica (ISEG); Doutorando em Ciências da Comunicação (UNL) |
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Título:
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Comunicação e poder no discurso das organizações |
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Resumo:
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Durante algum tempo o poder tem sido um tópico importante na teoria social, mas só recentemente se tornou num centro de interesse na comunicação organizacional e nos diversos campos que lhe estão relacionados. Muitos dos estudos sobre esta temática adoptam uma visão do poder orientada funcionalmente, concentrando a análise nas questões que se relacionam com o papel do poder no processo de tomada de decisões e na disseminação da informação. No entanto, alguns estudiosos reconhecem que a questão do poder é, fundamentalmente, uma parte do processo pelo qual uma organização constitui e reconstitui, através da comunicação, a sua realidade social. O poder está integralmente ligado à estrutura de interesses das organizações, as quais são, também, parte intrínseca do modo como as práticas organizacionais e as formações de sentido são estruturadas. É ao nível da prática comunicacional que os interesses são representados e o lugar onde a realidade organizacional é produzida e reproduzida. |