RESUMOS

 
Sessão Temática: 4. Comunicação Estratégica
Autor:

Helena Gonçalves / Alexandra Lázaro

Instituição:

Universidade do Minho - Instituto de Ciências Sociais

Dados Curriculares:

Helena Gonçalves - Assistente Convidada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Pesquisa científica no domínio da Comunicação e Linguagem. Projecto de investigação para provas de doutoramento: "Informação e Argumentação no Discurso Publicitário".

Alexandra Lázaro - Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho desde 1982. Actualmente investiga a memória para informação televisiva. As atitudes e representaçõs sociais integradas no planeamento da comunicação organizacional também se integram nos seus interesses enquanto psicóloga social e elemento do Departamento de Ciências da Comunicação.

Título:

Compreender para intervir: desenho do projecto, seu enquadramento teórico e concepção da pesquisa

Resumo:

 

O estudo que nos propomos apresentar foi realizado por um grupo de docentes investigadores do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e integrou uma candidatura apresentada pelos Centros de Saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende à ARS Norte. Definiu como grande objectivo conceber um plano de acção capaz de promover a satisfação e qualidade do serviço público de saúde, junto dos seus profissionais e utentes. Trata-se de um trabalho de investigação que se propõe "compreender para intervir", pela concepção e realização de uma pesquisa, orientadora da definição de um plano de acção adequado à construção da realidade desejada. O seu fim último é a fixação de uma estratégia de comunicação que persiga dois grandes objectivos: informação e sensibilização das populações em relação ao sistema de saúde pública e um apelo ao recurso adequado a esses serviços. Visa o recenseamento de atitudes e representações dos utentes e o diagnóstico funcional e organizativo das Unidades de Saúde, com vista à elaboração de um plano de comunicação/formação adequado às necessidades concretas experienciadas, assim como definição de perfis e matriz de competências para os profissionais da saúde. É um estudo feito com as pessoas e para as pessoas, norteado pela atitude compreensiva dos comportamentos e seus contextos, inspiradora de acções de formação/comunicação a empreender e capazes de influenciar a evolução da situação no sentido desejado.