RESUMOS

 
Sessão Temática: 5. Informação e Jornalismo
Autor:

Helena Sousa

Instituição:

Departamento de Ciências da Comunicação - Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho

Dados Curriculares:

Directora do Curso de Comunicação da Universidade do Minho. Docente das disciplinas de Informação Internacional e Sociologia da Informação e das Opinião Pública. Áreas de interesse: Política da Comunicação, Economia Política dos Media.
Título:
Os Media ao Serviço do Imaginário, Uma breve reflexão sobre a RTP Internacional e a Lusofonia
Resumo:

 

Lusofonia tem sido uma palavra particularmente apreciada pelos governos de Cavaco Silva e de António Guterres, Apesar de raramente explicitado, o conceito ganha força política nos anos 80, quando Portugal se torna membro da Comunidade Económica Europeia. A ideia de que Portugal ultrapassa os seus limites geográficos através da cultura e da língua é reinventada por questões de política eleitoral e para reforço da posição portuguesa na arena internacional. Tendo por base razões de natureza ideológica e política (e não tanto de natureza comercial), a reinvenção e reutilização da Lusofonia tem particularmente de ser um espaço de convergência político-partidária. A lógica de intervenção e os discursos que fundamentam as iniciativas relacionadas com a proclamada efectivação deste espaço têm sido semelhantes nos últimos três governos constitucionais (XI, XII e XIII).

Neste trabalho, não pretendemos analisar, em detalhe, a lógica de intervenção relacionada com o desenvolvimento do espaço Lusófono e com criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Iremos, simplesmente, examinar alguns elementos desta intervenção nomeadamente no que diz respeito à criação de meios de comunicação especialmente concebidos para dar corpo a esta política. A RTP Internacional e a RTP África serão certamente os canais televisivos que mais visibilidade dão a esta intervenção Política, mas o Estado Português tem vindo, também, a promover protocolos de cooperação na área da comunicação social. Assim, pretendemos concentrar-nos na lógica de produção e de distribuição de conteúdos televisivos portugueses para as comunidades e países de língua portuguesa e outras iniciativas dos governos portugueses que promovam a exportação e intercâmbio de produtos mediáticos em português. As pertinentes questões relacionadas com a análise da recepção dos produtos culturais não serão abordadas no âmbito deste ensaio.