RESUMOS

 
Sessão Temática: 5. Informação e Jornalismo
Autor:

Sandra Marinho

Instituição:

Departamento de Ciências da Comunicação - Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho

Dados Curriculares:

Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Frequência de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A elaborar dissertação subordinada ao tema: "As Redes Informais de Comunicação em Organizações de I&D". Participação num grupo de trabalho na área de Jornalismo que, actualmente, tem como tema de investigação as fontes de informação jornalísticas. Áreas de interesse: comunicação e "networking informal", rumores e boatos; características e especifícidades da Instituições de I&D; produção jornalística
Título:
O valor da confiança nas relações entre jornalistas e fontes de informação
Resumo:

 

Nas redacções de jornais, tal como em qualquer outra organização, os mecanismos de comunicação interpessoal assumem um papel primordial, ao establecerem e promoverem a ligação entre os diferentes elementos das instituições.

Uma forma de relacionamento essencial para a produção jornalística é a dos jornalistas com as fontes de informação, uma dimensão que gera situações delicadas e polémicas, nomeadamente em Portugal, como podemos verificar a partir de alguns "casos" retratados nas páginas dos nossos jornais.

Embora a relação jornalista/fonte seja regulamentada por alguma legislação e normas éticas, a verdade é que na realidade, esta relação tem por base um "voto de confiança recíproco" que repousa em normas éticas informais.

Considerando o processo na globalidade, encontramo-nos perante uma vasta rede de rações informais de onde emergem sub-grupos, "quebra-barreiras", figuras centrais privilegiadas e "gatekeeper", uma estrutura capaz de atrair e incorporar novas colaborações.

Toda esta rede de relações informais assenta, como referimos anteriormente, num pressuposto de confiança, que pode ser cultivada, mantida, fortalecida, mas também quebrada, muito dificilmente, revitalizada. Quanto ao conceito de confiança, comporta numerosas dimensões e é percebido de diversas formas por parte dos diferentes actores, o que irá certamente influenciar as relações estabelecidas e a "história" dessas mesmas relações.

Com a comunicação que pretendemos apresentar, propomo-nos explicar o conceito de confiança e as suas dimensões, particularmente no que diz respeito à relação jornalista/fonte, avaliando, se possível, através de alguns estudos de caso em redacções, o valor que é atribuído a esta condição pelos diferentes actores deste relacionamento.