RESUMOS

 
Sessão Temática: 5. Informação e Jornalismo
Autor:

Rita Lago

Instituição:

Film & Media Department, University of Stirling

Dados Curriculares:

Aluna de Doutoramento, no Departamento de Film & Media, Universidade de Stirling, cujo projecto em fase final tem por título "The examination of Sinn Féin's media strategies and communication apparatus". Estou particularmente interessada na representação e tratamento nos média de partidos políticos, especialmente partidos marginalizados e em investigar comunicação política. Outros interesses são a sociologia do jornalismo, e o desenvolvimento do ensino dos média.

Título:

 

Resumo:

A apresentação de partidos políticos marginalizados: questões de cobertura e tratamento pelos média. O caso Provisional Sinn Fein, na Irlanda do Norte

Durante a maior parte do século XX, o processo político e de debate público tem sido fortemente influenciado pelos media. O relacionamento entre a política e os media tornou-se numa dependência extrema, quase mesmo tóxica, em que nenhum é capaz de sobreviver sem o outro. No entanto, os conflitos só emergem realmente quando partidos políticos situados fora da ideologia predominante concorrem, com sucesso, a eleições. Como é que os media respondem a esses partidos, principalmente quando contestam a própria legitimidade do estado?

Esta comunicação apresenta resultados de investigação original sobre o modo como o Sinn Féin é apresentado nas notícias, no Reino Unido. Através da exploração de conceitos de "bias" e neutralidade, a quantidade e qualidade da cobertura dos média do movimento republicano é examinada e, ao mesmo tempo possíveis consequências desses "biases" são analisadas.

Este trabalho é baseado em investigação conduzida como parte de um projecto mais extenso sobre "apparatus" comunicativo desse partido e a cobertura pelos media (televisão e jornais) do Sinn Féin e dos seus líderes políticos. O objectivo primordial deste paper é a exploração do conceito dos média como 'a nossa janela para o exterior' e uma reflexão sobre os 'biases' internos e externos e a bagagem ideológica que permeia os média.