RESUMOS |
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Sessão Temática: 7. Educação e Comunicação | ||||
Autor:
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José Alberto Damas |
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Instituição:
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Universidade Portucalense |
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Dados Curriculares: |
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Título:
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O que queremos dizer quando falamos em comunicação na educação? |
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Resumo:
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Partindo do exemplo da incomunicabilidade entre as abelhas de "dialectos" diferentes acentuar-se-ão três aspectos essenciais da relação comunicacional na educação: 1. A educação alimenta-se da relação comunicacional que se desenvolve entre sujeitos historicamente situados. 2. A historicidade dos sujeitos envolvidos no ensinar e no aprender exige o recurso a uma linguagem também ela viva, actuadora e dinamizadora das relações interpessoais entre os sujeitos da educação. É a linguagem natural do mundo em que vivemos. No nosso caso, a língua portuguesa. 3. A polissemia da linguagem natural exige, por seu lado, o jogo hermenêutico, mas também pragmático e retórico, com vista à construção do sentido comum aos sujeitos envolvidos no processo educacional. É a capacidade da linguagem natural em que a educação se faz que justifica a educação e a comunicação que a alimenta. |