RESUMOS |
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Sessão Temática: 7. Educação e Comunicação | ||||
Autor:
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Cicilia M.Krohling Peruzzo |
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Instituição:
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Dados Curriculares: |
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Título:
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Comunicação Comunitária e Comunicação para a Cidadania |
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Resumo:
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A dinâmica da edu-comunicação que ocorre em lugar não convencional, o das organizações e movimentos populares, forjadas num processo de educação informal. Trata-se da comunicação no contexto das organizações populares e ONGs com suas estratégias, meios e objetivos específicos. Tem sido um tipo de manifestação cultural extremamente forte na América Latina devido as condições específicas de exclusão da maioria da população das benesses do desenvolvimento. Por ser uma realização social, portanto dinâmica e histórica, tem passado por um processo de transformação em consonância com as mudanças na sociedade. Esse tipo de comunicação vem sendo caracterizada como popular ou comunitária. Os termos são de uso controverso, podendo conter vários significados. Porém, a prática da comunicação comunitária vem evidenciando algumas características próprias. Entre elas a da participação popular direta, mecanismo facilitador da ampliação da cidadania. O processo de participação ativa no "que fazer" comunicativo, na condição de sujeito da comunicação, bem como os conteúdos condizentes com as realidades locais, ajudam a agregar novos ingredientes às cultura populares. |