RESUMOS

 
Sessão Temática: 9. Tecnologia, Media e Sociedade
Autor:

Augusto Deodato Guerreiro

Instituição:
Câmara Municipal Lisboa e ESE Jean Piaget de Almada

Dados Curriculares:

Licenciado em História U.C.L.; Pós-Graduado em Ciências documentais na U. Coimbra; Doutor em Ciências Documentais; Doutor em Ciências da Comunicação na U.N.L.; Técnico Superior Bibl. e Documentos na Câmara M. Lisboa; Docente na ESE Jean Piaget Almada.
Título:
As Novas tecnologias e a emergência de um novo Paradigma Comunicacional
Resumo:
 

A capacidade criadora, a inteligência e a sensibilidade do Homem constituem o móbil e a inexpugnabilidade da evolução do mundo e do progresso a todos os níveis, do redimensionamento e da ampliação da potencialidade e capacidades humanas, da transformação das mentalidades. E aí temos a ciência e a técnica informáticas a ajudar a operacionalizar com mais eficácia e rapidez a vida das sociedades, das pessoas com disfunções sensoriais e as consequentes dificuldades específicas, designadamente no acesso à informação e à cultura, lacuna que, sobretudo nos nossos dias, tem vindo a ser progressivamente colmatada, com o fabuloso contributo da informática e das tecnologias dela decorrentes. As perspectivas actuais na acessibilidade à informação e à cultura, no plano informático-tecnológico, enunciam, para as pessoas privadas da sensibilidade visual, um futuro de maior e independente acessibilidade a esse inexaurível universo, de uma mais ampla interacção humana, mas cujo progresso dependerá sempre das permanentes actualização e adequação da operacionalidade e funcionalidade informático-tecnológicas, reconfigurando, em ajustadas alternativas, a predominante tendência para privilegiar, cada vez mais, a imagem. Mas a cultura dos sentidos, que se traduz na ampliação da sua perceptibilidade, maximizada pelo contributo informático-tecnológico, leva-nos à concepção e construção de um novo olhar sobre as potencialidades sensoriais (num mundo diferente de infoexclusões) na sociedade que todos constituímos e somos, emergindo um novo paradigma comunicacional.