RESUMOS |
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Sessão Temática: 9. Tecnologia, Media e Sociedade | ||||
Autor:
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Óscar Mealha et. al. (Rui Raposo, Álvaro Sousa, Ana Veloso, Conceição Lopes, Costa Valente, Helena Barbosa, Joana Quental, José Nunes, Margarida Almeida, Maria João Antunes, Nuno Dias, Pedro Almeida, Pedro Monteiro, Rui Baptista, Susana Sardo) |
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Instituição:
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Universidade de Aveiro |
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Dados Curriculares: |
É responsável neste momento pela orientação de vários alunos de mestrado e doutoramento nas seguintes áreas: Media interactivos, Multimédia para pessoas com necessidades especiais, Teletrabalho, Usabilidade: "visualização" de cenários de interacção, Democracia electrónica: medidas, cenários e instrumentos, Interacção homem-computador/sistema. Tem coordenado e colaborado no desenvovlvimento dos seguintes projectos de I&D: Sistemas de Comunicação e Informação para a comunicação nas organizações: INTRANETS em; i) RTP Lisboa, ii) Direcção Geral de Florestas, iii) Associação dos Municípios da Ria de Aveiro. Sociedade de Informação: Aveiro Cidade Digital - Ciber Parque de Jogos. Pessoas com necessidades especiais: VALE - Valorização da Aprendizagem e do Lazer Especial. |
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Título:
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Implementação e Avaliação de um Instrumento de Mediação e Aprendizagem no Âmbito de Aveiro Cidade Digital |
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Resumo:
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palavras chave: media interactivos, internet /world wide web, multimédia, sociedade de informação, cidade digital, comunidade virtual, ludicidade. ... na origem - Considerando os novos cenários em rede definidos por tecnologias e serviços da internet e da world wide web, propomos, utilizando media interactivo, em concreto agentes multimédia on-line em rede com características multi-utilizador, desenvolver "módulos lúdicos" de aprendizagem formação e consciencialização. O público-alvo são crianças dos 5 aos 10 anos e a actividade de comunicação e interacção deverá ser promovida no espaço "Actividade de Tempos Livres - ATL" dos jardins de infância inscritos nesta comunidade de trabalho, actualmente constituída por 15 instituições. Música, segurança rodoviária e ecologia serão os primeiros temas a ser trabalhados. Compreender ... Esperamos com esta infra-estrutura e desafio, designado "Ciber Parque de Jogos - CPJ", compreender a dinâmica das comunidades em rede ao nível: i) da sua constituição, organização e crescimento; ii) das suas actividades colaborativas; iii) da intensidade de comunicação inter-pessoal e institucional; iv) da eficácia da aprendizagem quando sustentada pelo lúdico numa atitude de desafio intelectual, pelo jogo em rede, em cenários, e com agentes de mediação tecnológica. |