RESUMOS

 
Sessão Temática: 9. Tecnologia, Media e Sociedade
Autor:

Anamaria Fadul / Adolpho Queiroz

Instituição:

Universidade Metodista de São Paulo

Dados Curriculares:

Professores do programa de pós-graduação na UMESP e participantes de um projeto sobre os grupos de mídia no Brasil: desenvolvimento e consolidação.

Título:

Grupos Regionais de Mídia em São Paulo

Resumo:
 

A geografia dos grupos midiáticos brasileiros sofreu uma profunda mudança na década de 90, que se percebe pelo surgimento e desenvolvimento de importantes grupos regionais de comunicação em todo o país. Este estudo pretende discutir de que forma esta expansão se deu no interior do Estado de São Paulo.

O objetivo geral da pesquisa foi o de promover este estudo no contexto do processo de internacionalização da mídia e da globalização da economia, através de um diagnóstico para identificar os principais grupos do interior que atuam simultaneamente em empreendimentos jornalísticos e que diversificaram suas ações para o campo do rádio, da televisão, dos provedores de Internet, de agências de publicidade e mídias alternativas.

Trata-se de um estudo exploratório que identificou os principais grupos de mídia regionais. Foi possível constatar, por um lado, as ações desenvolvidas para a modernização tecnológica, a profissionalização dos recursos humanos, a expansão dos negócios no campo comunicacional e, por outro lado, as associações que têm ocorrido entre empresas que estão contribuindo para o crescimento desses grupos.