RESUMOS |
||||
Sessão Temática: 9. Tecnologia, Media e Sociedade | ||||
Autor:
|
Anamaria Fadul / Adolpho Queiroz |
|||
Instituição:
|
Universidade Metodista de São Paulo |
|||
Dados Curriculares: |
Professores do programa de pós-graduação na UMESP e participantes de um projeto sobre os grupos de mídia no Brasil: desenvolvimento e consolidação. |
|||
Título:
|
Grupos Regionais de Mídia em São Paulo |
|||
Resumo:
|
||||
A geografia dos grupos midiáticos brasileiros sofreu uma profunda mudança na década de 90, que se percebe pelo surgimento e desenvolvimento de importantes grupos regionais de comunicação em todo o país. Este estudo pretende discutir de que forma esta expansão se deu no interior do Estado de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi o de promover este estudo no contexto do processo de internacionalização da mídia e da globalização da economia, através de um diagnóstico para identificar os principais grupos do interior que atuam simultaneamente em empreendimentos jornalísticos e que diversificaram suas ações para o campo do rádio, da televisão, dos provedores de Internet, de agências de publicidade e mídias alternativas. Trata-se de um estudo exploratório que identificou os principais grupos de mídia regionais. Foi possível constatar, por um lado, as ações desenvolvidas para a modernização tecnológica, a profissionalização dos recursos humanos, a expansão dos negócios no campo comunicacional e, por outro lado, as associações que têm ocorrido entre empresas que estão contribuindo para o crescimento desses grupos. |