Apresentação

Odiado, idolatrado, injuriado, aplaudido, mas sobretudo inspirador de teorias críticas nos mais diversos campos do conhecimento. Filósofo, economista, sociólogo, politólogo, historiador, ativista político, Marx foi um intelectual que, operando um corte epistemológico pelo materialismo histórico e dialético e procurando compreender e explicar o capitalismo através de uma profunda investigação teórica e histórica, lutou incansavelmente, com a cumplicidade solidária de Engels, por uma agenda política emancipatória capaz de ir ao encontro dos interesses e aspirações das classes exploradas e oprimidas.

Duzentos anos depois do seu nascimento, Marx permanece nos debates sociais e políticos contemporâneos, sendo os seus textos indispensáveis não só para compreender o capitalismo, suas lógicas, dinâmicas e crises, como também para escrutinar os caminhos futuros para a sociedade humana. Num momento histórico marcado por mais uma crise geral do capitalismo global, parte inseparável da crise social e ambiental que atinge a humanidade e o planeta, e confrontados com o crescimento das desigualdades sociais e económicas entre países e no interior de cada país, o pensamento de Marx conhece um interesse revigorado, incluindo por aqueles que, não se identificando como marxistas, encontram no teórico alemão contributos decisivos para fazer o debate sobre o nosso presente e futuro comuns.

Rejeitando leituras lineares e esquemáticas, o colóquio pretende debater o legado e a atualidade de Marx, sendo bem acolhidas propostas de comunicação que, ancoradas em diferentes enfoques disciplinares, metodológicos e geográficos, se inscrevam num dos seguintes tópicos:

  1. O materialismo histórico e dialético em Marx: totalidade, contradição, mudança e progresso;
  2. Trabalho e tecnologia: revolução industrial, revolução digital e as mudanças impulsionadas pela “indústria 4.0”;
  3. Capital e lutas sociais: economia e política, sociedade e Estado;
  4. Capitalismo, globalização e imperialismo: desenvolvimento desigual, desigualdades e exclusões sociais;
  5. Natureza e sociedade: capitalismo e crise socioambiental;
  6. Socialismo, modelos e experiências reais: sucessos, fracassos, críticas e lições para o futuro;
  7. Alienaçãoideologia e utopia: caminhos para pensar a saída do capitalismo;
  8. Filosofia, ciências sociais e políticas na tradição marxista: produção de conhecimento, autores (neo)marxistas, praxis e ativismo;
  9. Cidadania, educação e cultura(s): perspetivas marxista e neomarxista;
  10. Novos objetos de investigação a partir do legado marxista.