Projeto de Investigação: “Navegando com o Magalhães: Estudo sobre o Impacto dos Media Digitais nas Crianças”
Referência: PTDC/CCI-COM/101381/2008
Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
O Projeto de Investigação, em desenvolvimento, tenciona elaborar um estudo aprofundado relativamente ao impacto da medida ‘e.escolinha’, implementada pelo Governo português, em julho de 2008, nas crianças portuguesas do ensino básico. A iniciativa, entretanto suspensa pelo atual Governo, em 2011, permitiu a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico, a possibilidade de adquirirem um computador portátil, especialmente concebido para as necessidades deste grupo etário: o computador ‘Magalhães’.
O ‘e.escolinha’ teve grande expressão na sociedade portuguesa, ao nível social, cultural, económico e educativo, sobretudo porque o Governo fez desta medida uma bandeira do Plano Tecnológico para a Educação, cujo objetivo seria o de “colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados na modernização tecnológica do ensino”(www.escola.gov.pt).
No âmbito da iniciativa ‘e-escolinha’ surgiu o ‘Magalhães’, um computador portátil especialmente concebido para crianças dos seis aos onze anos, muito resistente ao choque e à água. Trata-se do classmate PC, desenvolvido pela Intel e que depois é adaptado aos diferentes contextos e países . O computador que é montado em Portugal foi batizado como ‘Magalhães’, numa homenagem ao navegador português Fernão Magalhães que deu a volta ao mundo no século XVI. A ideia agora é ajudar os mais novos a navegarem no oceano do conhecimento.
O estudo tem como enfoque as políticas do programa e, sobretudo, os usos e práticas que as crianças fazem do computador portátil e dos recursos que lhe estão subjacentes, como a Internet, tanto na escola como fora desta. Importa também compreender a perspetiva das crianças, professores e pais acerca do seu potencial e também dos desafios.