Tarefas

1. Discursos produzidos pelo Governo e pela sociedade

Nesta primeira tarefa pretende-se analisar os aspetos políticos e económicos do programa ‘e.escolinha’, numa tentativa de compreender as motivações pragmáticas e ideológicas que levaram à sua implementação. Terá o discurso do Governo alguma abordagem à educação para os media ou à literacia mediática? Neste sentido procedeu-se a uma recolha documental nos sítios online das entidades oficiais (Ministérios, Direções Regionais, Assembleia da República,…) e das entidades especializadas (empresas, sindicatos, associações, partidos políticos,…) e serão realizadas entrevistas exploratórias a atores envolvidos na implementação do programa (coordenadores TIC, produtores de software,…).
Paralelamente fez-se o levantamento e a análise dos conteúdos informativos, sobre o tema em questão, presentes em quatro diários portugueses, no sentido de compreender o fenómeno mediático que o ‘Magalhães’ adquiriu desde o seu lançamento. Que vozes foram ouvidas? Em que contextos era referido o computador? Que perspetivas foram difundidas?

2. Vozes e perspetivas dentro e fora da sala de aula

Crianças

Serão distribuídos questionários a todas as turmas do 4º ano do 1º ciclo das escolas de Ensino Básico no concelho de Braga. Através dos questionários pretende-se ver respondidas as seguintes questões: Quem são as crianças que usam o ‘Magalhães’? Quais as crianças que não o usam? Como estão a usar o portátil? Que opiniões têm as crianças acerca do ‘Magalhães’? O que mais gostam e o que menos gostam? Quais as vantagens e desvantagens que as crianças identificam naquela ferramenta de trabalho? Como é a relação delas com esta tecnologia em particular comparativamente aos outros media?

Professores

Serão igualmente distribuídos questionários aos professores dessas turmas, nos quais se pretendem ver respondias as seguintes questões: Para que fins estão a ser usados os computadores nas salas de aula? Qual é o impacto do ‘Magalhães’ nas escolas? Como se posicionam os professores em relação ao seu uso: relutantes, constrangidos, perdidos, potenciados, ou comprometidos? Que oportunidades e ameaças identificam na implementação da medida nas salas de aula? O ‘Magalhães’ mudou alguma coisa nos processos de ensino e aprendizagem e nos modos de comunicar e participar? Estarão os professores a contribuir para o desenvolvimento das capacidades críticas e criativas das crianças em relação aos novos media? Estarão os professores alertas da variedade de experiências que os mais novos têm com os computadores fora da escola? Como avaliam o programa ‘e.escolinha’? Foram os professores consultados, acerca do programa, pelos membros oficiais do Governo? Os professores conseguem identificar os propósitos pedagógicos do projeto? Participaram em programas de formação no sentido de saberem como usar o ‘Magalhães’ com os seus alunos?

Pais ou encarregados de educação

Através da criação de grupos focais, constituídos por professores, alunos e os respetivos pais ou encarregados de educação, pretende-se desenvolver o conceito do ‘fosso digital’ existente entre a escola e a casa, no sentido de explorar novas formas de estreitar as diferenças culturais e educacionais. Tentar-se-á perceber as perspetivas dos pais em relação aos riscos e oportunidades que os novos media proporcionaram.