Equipa e contatos

Investigadores

Maria Madalena da Costa Oliveira

Madalena Oliveira

Investigadora e coordenadora deste projeto de investigação, Madalena Oliveira licenciou-se em Comunicação Social em 2001 na Universidade do Minho. Foi jornalista-estagiária na TSF, em Lisboa, e assessora de imprensa. Em 2007 concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação, na área de conhecimento de Sociologia da Informação, também na Universidade do Minho (UM), com a tese intitulada «Metajornalismo… ou quando o jornalismo é sujeito do próprio discurso».

Actualmente é membro do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da UM, onde lecciona as disciplinas de Semiótica e Jornalismo Radiofónico, entre outras. É ainda secretária da direção da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), diretora-adjunta do Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade (CECS) da UM, membro da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e da ECREA (European Communication Research and Education Association), onde desde 2012 assume o cargo de vice-chair da secção de rádio.

Luís António Martins dos Santos

200912_CCPJ_LuisMartinsSantos_1498_500x700-e1328181007497Luís Santos é licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo, no Porto. Foi jornalista durante vários anos nomeadamente no Jornal de Notícias, na Rádio Press – TSF, na BBC World Service, e no Diário de Notícias. No seu currículo contam ainda colaborações com a TVI e a RTP, em Londres. Tem um mestrado em Política Internacional, pela SOAS (School of Oriental and African Studies) da Universidade de Londres e em 2012 concluiu o doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, com uma tese sobre Jornalismo Online.

Docente universitário desde 2000, fez parte da equipa fundadora do curso em Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e deu aulas de Rádio e Jornalismo online, na Universidade do Porto (2000-2003), e disciplinas na área do Jornalismo na Universidade do Minho. Desde 2003 é professor de Jornalismo na Universidade do Minho, onde faz parte da equipa de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Pedro José Ermida Figueiredo Fernandes Portela

Photo_3513Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, em 1994, Pedro Portela concluiu o Mestrado em Ciências da Comunicação na mesma instituição com uma tese intitulada «Rádio na Internet em Portugal: A abertura à participação num meio em mudança»

Apresenta semanalmente o ‘Domínio dos Deuses‘, o programa mais antigo da Rádio Universitária do Minho (RUM) que tem como objetivo principal «dar a conhecer «o outro lado» da produção musical, de extrema qualidade mas de rara divulgação». Atualmente é assistente no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e encontra-se a terminar o doutoramento também em Ciências da Comunicação .

Ana Isabel Crispim Mendes Reis

Ana Isabel Reis Ana Isabel Reis é jornalista de rádio e docente na Universidade do Porto. Defendeu, em 2011, a sua tese de doutoramento em Ciências da Comunicação intitulada “O áudio no jornalismo radiofónico na Internet”, na Universidade do Minho. É também nesta universidade que inclui o núcleo de investigadores do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade. Em termos de investigação tem apresentado várias comunicações em congressos e reuniões científicas sobre rádio, como por exemplo «A ‘visibilidade’ do áudio em ambiente web», nas I Jornadas de Estudos de Rádio do Centro de Investigação Média e Jornalismo (2013), além de alguns artigos como «Os recursos expressivos da linguagem radiofónica nas cibernotícias das rádios portuguesas».

Stanislaw Jedrzejewski

Stanislaw JedrzejewskiStanislaw Jedrzejewski deu início à sua formação no Instituto de Sociologia da Universidade de Warsaw, concluíndo, posteriormente, um MBA na Universidade Kozminski. Depois de trabalhar vários anos na rádio pública polaca, dedicou-se à docência na área dos média e da comunicação, na Universidade Católica John Paul II, em Lublin. Em 2005, foi coordenador do Conselho Nacional de Rádio e Televisão, a convite do presidente da República polaco Aleksander Kwasniewski. Foi vice-presidente da secção de Rádio do European Radio Communication Research e Associação de Educação (CERE) e membro da Rede de Pesquisa Internacional de Radioamador (IRENA).

Entre os livros publicados, destacam-se ‘Rádio Renascença. Do monopólio à competição’ (1997), ‘Comunicação via rádio. O papel e as tendências de desenvolvimento’ (2003), ‘Radiodifusão pública na Europa, na era digital’ (2010).  Atualmente é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho (Braga) e, desde 2011, exerce as funções de membro do conselho de administração da nova rádio polaca.

Fábio Fonseca Ribeiro

47048_446697693303_5691507_n

Fábio Ribeiro encontra-se a trabalhar como assistente de investigação neste projeto. Em setembro de 2013, terminou o doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho, com a tese ‘A participação dos cidadãos nos média portugueses: estímulos e constrangimentos’, orientado pela professora Madalena Oliveira. Realizou um período de atividades de formação complementar na Universidade Autónoma de Barcelona, no grupo de investigação Publiradio, participando no projeto ‘La sono-esfera digital como nuevo entorno de recepción de mensajes sonoros entre los jóvenes. Estudio de los hábitos de escucha para el desarrollo de nuevos formatos de publicidad institucional’, financiado pelo plano I+D (Investigación y Desarrollo) do Ministério da Ciência e Inovação espanhol.    

Consultores

Juan José Perona Paez

Foto JuanjoJuan José Perona Paez é professor associado na Universidade Autónoma de Barcelona. Doutorado em Ciências da Comunicação pela UAB, com a tese ‘El Ritmo en la expresión radiofónica’, foi também jornalista de algumas rádios locais da Catalunha, além de ter colaborado com o jornal El Periódico de Catalunya. Enquanto consultor, virá a Portugal duas vezes, para participar na reunião de peritos e, posteriormente, no âmbito da conferência final. Entre essas duas reuniões, a equipa de investigação irá juntar-se a este consultor em Barcelona, durante a missão de Erasmus Intensive.

Do ponto de vista dos seus interesses académicos constam ainda participações em projetos como ‘ Estructura del sistema radiodifusor en Cataluña’, ‘ Análisis de las nuevas modalidades de relación con la televisión y su consumo’ ou mais recentemente ‘La sono-esfera digital como nuevo entorno de recepción de mensajes sonoros entre los jóvenes. Estudio de los hábitos de escucha para el desarrollo de nuevos formatos de publicidad institucional’, financiado pelo plano I+D (Investigación y Desarrollo) do Ministério da Ciência e Inovação espanhol. Entre os livros publicados, destaca-se, em coautoria, ‘Redacción y locución en medios audiovisuales: la radio‘.

Luis Miguel Pedrero Esteban

Licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Pontifícia de Salamanca e doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autónoma de Barcelona, foi jornalista da Cadena SER, em Madrid e Zamora, colaborador da COPE em Salamanca e guionista de rádios musicais como 40 Principales, M-80 e Cadena Dial. Foi também consultor da Radio Blanca (Kiss FM). É professor associado na Universidade Pontifica de Salamanca, onde ensina disciplinas ligadas à rádio e à programação de formatos. Entre vários artigos publicados em revistas científicas, destaca-se ‘La indefinición en la radio musical española’, ‘La radio musical en el contexto de la digitalización‘  e ‘Comunicarse en un entorno ajeno: La inmigración como especialización mediática‘.

Jean-Jacques Cheval 

photoJJC-09-09-2013Jean-Jacques Cheval é professor na Universidade Bourdeaux 3 (França), membro do MICA (Médiations, Information, Communication, Arts, EA 4426), membro do Comité International de Leitura das revistas científicas inglesas: The Radio Journal, International Studies in Broadcast and Audio Media e da revista americana Journal of Radio and Audio Media. Cheval fundou igualmente o GRER, Group de Recherche et d’Études sur la Radio. Entre os seus interesses de investigação estão os temas relacionados com os média audiovisuais, a sociologia política, a história dos meios de comunicação social, a radiodifusão, entre outros.  Dos vários artigos publicados fazem parte os seguintes textos: ‘La radio: paroles données, paroles à prendre’, ‘De la excepción cultural a la Diversidad Cultural, el papel de los medios de comunicación’, ‘La radiodiffusion aux tournants des siècles’ e ‘ Audiences, Publics et Pratiques Radiophoniques ‘.

Guy Starkey

Guy StarkeyGuy Starkey é professor na Universidade de Sunderland (Reino Unido) e é presidente da secção de rádio na ECREA. Profissional de rádio durante vários anos na Independent Local Radio e na BBC Radio Four, apresenta atualmente um magazine de música na rádio britânica online The Voice of Peace. Participa ainda como consultor na European Broadcasting Union (EBU). Entre os livros publicados recentemente destacam-se ‘Local Radio, Going Global’ e ‘ Balance and Bias in Journalism: Representation, Regulation & Democracy ‘. Em revistas científicas publicou, entre outros, os artigos ‘Radio studies: the sound and vision of an established medium in the digital age?’ e ”’Live and local no more? Listening communities and globalising trends in the ownership and production of local radio’.

Contatos:

Projeto de Investigação “Estação NET: moldar a rádio para o ambiente web”
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho – Campus de Gualtar 4710-057 Braga – Portugal
Telefone: (+351) 253 60 17 51
E-mail: netstation@ics.uminho.pt