Jornalismo de clube: novos desafios na produção da informação desportiva

Fernando Borges

Resumo


Os clubes de futebol passaram a investir na criação de seus próprios média, empregando jornalistas para produzirem informação sobre o clube, contribuindo para o surgimento de uma atividade que chamaremos de jornalismo de clube. Como parte de uma pesquisa de doutoramento sobre os “média de clubes”, investigamos três clubes: Benfica, de Portugal, Botafogo, do Brasil, e Paris Saint-Germain, da França. Para alcançar os resultados, foram realizadas entrevistas com os profissionais de informação dos clubes mencionados. Os jornalistas são peças fundamentais para a compreensão do sistema de produção dos média desportivos, graças à sua posição entre as empresas de média, organizações desportivas e o público, assim os jornalistas de clube são essenciais para compreender as dinâmicas do campo jornalístico. Esses profissionais representam a mistura entre a sua formação de jornalistas e o seu vínculo com o clube de futebol, ao mesmo tempo que se comunicam com as audiências. Apesar de algumas práticas dos jornalistas de clube não estarem de acordo com as normas deontológicas, os profissionais e o público parecem aceitar bem essas condições, permitindo encarar as evidências trazidas pelos profissionais da informação dos clubes de futebol, como elementos da transformação vivida no contexto de produção da informação.

Palavras-chave


Jornalismo desportivo; clubes de futebol; crise no jornalismo; jornalismo de clube

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho