Desafios das Redes de Comunicação e de Educação no Espaço Lusófono: Da blogosfera cabo-verdiana à “cidadania global”

Silvino Lopes Évora, Albino Luciano Tavares Silva

Resumo


O espaço público tornou-se um conceito importante para estudos científicos, na medida em que, se por um lado, nos permite compreender a organização da sociedade, por outro, facilita-nos o entendimento sobre o exercício da cidadania activa. Desde a organização do espaço público no modelo que Habermas catalogou como esfera pública burguesa, o mundo conheceu uma diversidade de fenómenos sociais, políticos e tecnológicos que contribuíram para a reorganização do espaço público. Com a introdução da internet nas relações sociais, novos caminhos foram ‘desbravados’ e novos espaços se tornaram públicos. Estes espaços, situados no universo simbólico, foram ocupados pelos fenómenos do nosso mundo real, criando uma espécie de mundo-sombra que, primeiro, passou a viver à sombra do nosso universo e, depois, passou a ditar tendências.

Palavras-chave


Comunicação, Cidadania, Educação, Blogosfera, Lusofonia.

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona
ISSN 1807-9474