
Manuel Pinto & Joaquim Fidalgo (coord.)
Anuário 2006 – A comunicação e os media em análise
Projecto Mediascópio
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
ISBN: 978-989-95500-0-1

Ano agitado na imprensa semanária

Joaquim Fidalgo (jfidalgo@ics.uminho.pt)

O mês de Setembro de 2006 foi um mês especialmente agitado, no que respeita à 
imprensa semanária em Portugal. Por um lado, ele assistiu ao fim de um dos títulos mais 
marcantes (e frequentemente controversos) da nossa história recente – O Independente. 
Por outro lado, viu nascer um novo jornal – o Sol –  e, em virtude de tal facto, registou 
recordes  de  circulação  da publicação  mais  emblemática  deste  segmento,  entretanto 
objecto de uma profunda remodelação – o Expresso.

Espécie de ‘morte anunciada’, é o que se pode dizer do que sucedeu ao semanário 
O Independente no dia 1 de Setembro de 2006. Dirigido nos últimos anos de vida por 
Inês  Serra  Lopes  (que  adquirira,  entretanto,  a  maioria  do  capital  da  empresa 
proprietária),  o  jornal  não  conseguia  já  vender  mais  do  que  uns  escassos  nove mil 
exemplares por semana (dados da APCT), quando, nos seus tempos áureos da década 
de  1990,  ultrapassara  os  100  mil  exemplares  de  circulação  e  ameaçara 
consistentemente a liderança do  Expresso nesta faixa de mercado. Nascido em 1988, 
por  iniciativa  da  dupla  Paulo  Portas  /  Miguel  Esteves  Cardoso,  marcou  a  paisagem 
mediática portuguesa durante alguns anos, fosse pela grande agressividade política (que 
os  últimos  anos  de  governo  de  Cavaco  Silva,  até  à  sua  queda  em 1995,  sentiram 
fortemente na pele), fosse pela criatividade e irreverência, tanto de temáticas como de 
grafismos e de linguagens, com que refrescou uma imprensa ainda muito fechada em 
formatos tradicionais e claramente envelhecida. O fim do longo consulado governativo 
de Cavaco Silva e do PSD, somado ao abandono da carismática dupla fundadora – Miguel 
Esteves Cardoso saiu primeiro, Paulo Portas mais tarde –, colocou O Independente num 
plano inclinado de que nunca mais conseguiria recuperar, apesar das muitas tentativas 
de  o  revitalizar  ou  reformular.  Os  últimos  anos  de  vida  sugeriam  que  o  seu 
desaparecimento era apenas – como foi  –  uma questão de tempo. E se,  na hora da 
despedida, não faltaram vozes a lamentar o desaparecimento de um jornal ‘irreverente’ 
e ‘diferente’ – que, apesar de tudo, alargava o leque plural de opiniões e abordagens no 

85



cenário mediático do país –, não faltaram também os que, sem rebuço, afirmavam que 
ele não deixava saudades, atendendo aos métodos discutíveis com que, supostamente, 
destruíra carreiras políticas e reputações pessoais.

Em  contraponto  a  esta  linha  descendente,  a  imprensa  semanária  portuguesa 
registou, no mês de Setembro de 2006, um episódico pico de vendas que a fez subir a 
níveis absolutamente incomuns, dada a relativa exiguidade do nosso mercado. O dia 23 
de Setembro terá sido, porventura, o dia em que mais exemplares de imprensa semanal 
se  venderam na nossa  história  recente:  mais  de 400 mil.  Nessa  agitada semana,  o 
“Expresso” fez imprimir  220 mil  exemplares (quase o dobro da sua média habitual), 
garantindo que a edição esgotou; simultaneamente, o recém-chegado “Sol” colocou nas 
bancas  210  mil  jornais,  assegurando  que  terão  esgotado  também.  Nas  semanas 
seguintes,  os  números  desceram  naturalmente,  com  o  “Expresso”  a  voltar  às  suas 
vendas semanais na casa dos 130 mil exemplares – o que continua a fazer dele líder 
absoluto da imprensa nacional – e o “Sol” a estabilizar em tiragens da ordem dos 80 mil 
exemplares. Para trás ficava um par de semanas de aguerrida competição entre o velho 
‘navio-almirante’ da imprensa semanal lusa e o seu ‘dissidente’, dirigido pelo ex-director 
do jornal de Pinto Balsemão.

Nos primeiros dias de Janeiro de 2006, José António Saraiva passava a Henrique 
Monteiro o testemunho da direcção do  Expresso, função que desempenhara ao longo 
dos últimos 22 anos. O que começara por ser apresentado como uma transição pacífica 
depressa se verificou ser tudo menos isso: Saraiva não tardou a anunciar a sua saída do 
grupo Impresa (acompanhado, entre outros, do seu antigo director-adjunto, José António 
Lima) e o propósito de lançar um novo semanário para concorrer aos sábados com o 
Expresso e, a prazo mais ou menos curto, o substituir na liderança deste segmento. O 
Sol haveria de ver a luz no dia 16 de Setembro, dirigido maioritariamente por quadros 
jornalísticos saídos do Expresso e financiado por alguns investidores privados, entre os 
quais se destaca o grupo bancário Millenium-BCP.

Por esta mesma altura, o Expresso preparava uma das maiores mudanças da sua 
história: o abandono do tradicional grande formato (broadsheet) e o seu redesenho para 
o formato berliner, que títulos de referência, como o francês  Le Monde, desde sempre 
tinham adoptado  e  a  que  outros,  como  o  britânico  The  Guardian,  acabavam de  se 
render, aparentemente com bons resultados1. O jornal renovado devia ir para as bancas 
em 23 de Setembro, mas, dado o anúncio do  Sol para 16 do mesmo mês, o  Expresso 
optou por antecipar as mudanças para o dia 9. Mais: decidiu baixar o preço de cada 
exemplar de 3,00 para 2,80 euros (o Sol divulgara um preço de venda ao público de 2,00 
euros)  e lançar uma agressiva campanha de “marketing” que, durante oito semanas 

1  Ver, a respeito desta questão, o texto de Sara Moutinho (“Mudanças de formato e de grafismo: o 
caso do ‘Expresso’”) nesta mesma obra.

86



consecutivas, ofereceria a cada comprador do jornal um DVD com um filme escolhido de 
entre os maiores campeões de bilheteira de anos recentes. Tudo somado, acabou por 
duplicar as suas vendas habituais tanto na semana de estreia do Sol como nas semanas 
seguintes,  com  isso  diminuindo,  naturalmente,  o  impacto  público  do  novíssimo 
concorrente.

A esforçada contra-ofensiva do Expresso nem por isso neutralizou o impacto inicial 
da nova publicação dirigida por José António Saraiva, que suscitava natural curiosidade 
pelo facto de se anunciar um jornal diferente de tudo o que até agora se fizera – “Um 
jornal como nunca se viu” foi o slogan publicitário de lançamento – e original tanto nos 
temas a tratar como nas suas abordagens. Os 128 mil exemplares da edição de estreia 
esgotaram rapidamente, o que levou os seus responsáveis a subirem a tiragem (para 
210  mil  exemplares)  na  semana  seguinte  e,  sobretudo,  a  subirem  o  tom  das  suas 
expectativas:  afinal,  o  propósito  de  arrebatar  a  liderança  ao  Expresso já  não  era 
projectado para um prazo de dois a três anos, como antes se sugerira, mas prometido 
para o imediato.

Fosse  pelos  trunfos  de  marketing do  concorrente  Expresso,  fosse  pelo  natural 
esgotamento do factor novidade, fosse ainda por algumas fragilidades reveladas pelo 
original Sol – que procura fazer coexistir uma exigente informação política com alguma 
aprofundada reportagem de investigação mas também com um tratamento de matérias 
sociais (acidentes, crimes, etc.) em moldes próximos da imprensa tablóide –, o certo é 
que,  passadas  as  primeiras  três  ou  quatro  semanas  de  mais  forte  impacto,  o  novo 
semanário recuou nos números de tiragens e de vendas, aproximando-se das prudentes 
projecções feitas por Saraiva alguns meses antes. Com efeito,  o anúncio do projecto 
situava a sua meta na venda estabilizada de cerca de 50 mil exemplares, a atingir ao fim 
do primeiro ano (e é nesses números que o Sol se terá fixado nas últimas semanas de 
2006),  e  só  um entusiasmo  excessivo  terá  levado  os  seus  responsáveis  a  elevar  a 
fasquia para níveis próximos dos do  Expresso, ou até superiores a ele, logo desde as 
semanas iniciais.

No  segmento  da  imprensa  semanal,  as  revistas  de  informação  geral 
(newsmagazines),  que durante tantos anos tiveram dificuldade em se consolidar  em 
Portugal  –  decerto  por  causa da enorme pujança dos  jornais  semanários,  entretanto 
esbatida  –,  continuam a  estabilizar  posições.  A  liderança  destacada  mantém-se  nas 
mãos da Visão (grupo Impresa / Pinto Balsemão), com vendas médias de perto de 100 
mil exemplares, mas a tendência, entre 2005 e 2006, foi no sentido descendente (uma 
baixa  de  5,1%  entre  períodos  homólogos  –  dados  da  APCT).  Em  contrapartida,  a 
concorrente Sábado (grupo Cofina / Paulo Fernandes), embora ainda na casa dos 60 mil 
exemplares de vendas semanais, foi revelando uma tendência ascendente (cresceu 11,7 
por cento entre 2005 e 2006), aproximando-se, assim, do líder. Esta publicação chegou 

87



até, durante o ano de 2006, a propagandear o facto de ter passado a vender, em banca, 
mais exemplares do que a  Visão – embora esta última compense o menor volume de 
vendas  avulsas  com  uma  muito  maior  quantidade  de  exemplares  vendidos  por 
assinatura, e conseguindo por aí uma confortável liderança. Não obstante, a revista do 
grupo Impresa, decerto preocupada em inverter a tendência descendente, empenhou-
se, no final de 2006, num processo de reformulação gráfica visando ‘refrescar’ o seu 
produto e torná-lo mais apelativo. Muito afastada destas duas, segue-se, entretanto, a 
revista Focus (grupo Impala / Jacques Rodrigues), aparentemente incapaz de ultrapassar 
a  casa  dos  15/20  mil  exemplares  semanais  (dados  da  APCT)  em  que  parece  ter 
cristalizado.

Embora não competindo exactamente no mesmo segmento de mercado, os jornais 
diários também acabam por sentir o impacto pontual dos semanários, no dia em que 
estes saem para a rua, e por isso desde há anos procuram reforçar as suas edições de 
fim-de-semana (em particular de sábado). Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 
Correio da Manhã e  24 Horas, cada um a seu jeito, foram tentando enriquecer essas 
edições com suplementos variados, voltados sobretudo para as áreas de cultura, lazer e 
tempos livres. Mais do que isso, o ano de 2006 assistiu ao lançamento de um “processo 
de refundação” do  jornal  Público,  que alterou  profundamente  a  sua  imagem gráfica 
(inclusive o logótipo), o seu conceito e a sua estratégia de aproximação ao universo da 
informação “on-line”. Os resultados desta ‘revolução’ vieram a público já em Fevereiro 
de 2007 – curiosamente, quase na mesma altura em que o patrão dos jornais Diário de 
Notícias e  24  Horas (o  grupo  Controlinveste  /Joaquim  Oliveira)  demitiu  as  equipas 
directivas  de  ambas  as publicações,  descontente  com a descida  das  suas vendas  e 
desejoso  de  os  reposicionar  no  mercado  da  imprensa  generalista  portuguesa.  Sinal 
eloquente do sentido deste reposicionamento estará no facto de Joaquim Oliveira ter 
contratado o director do concorrente (embora assumidamente mais popular) Correio da 
Manhã para passar a dirigir o Diário de Notícias nesta nova fase. 

As incertezas sobre o futuro da imprensa escrita, face sobretudo às alternativas 
proporcionadas pelo universo digital, parecem ser o pano de fundo em que se inscreve 
esta  procura crescente de novos caminhos por parte de todos os jornais,  diários  ou 
semanários – em Portugal como, aliás, um pouco por todo o Mundo. 

88


