
Manuel Pinto & Joaquim Fidalgo (coord.)
Anuário 2006 – A comunicação e os media em análise
Projecto Mediascópio
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
ISBN: 978-989-95500-0-1

SIC e TVI: canais monotemáticos de 
entretenimento em horário nobre

Felisbela Lopes (felisbela@ics.uminho.pt)

O ano da oportunidade perdida para discutir  a TV que (não) temos: foi assim 
2006. A SIC e a TVI,  que tinham solicitado no ano anterior à Alta Autoridade para a 
Comunicação  Social  a  renovação  das  respectivas  licenças,  assistiram à  morte  deste 
órgão regulador, sem que dele tivessem sobrado estudos que abrissem algum debate 
sobre esta matéria. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que tomou 
posse a 17 de Fevereiro de 2006, sem grande tempo para analisar com a profundidade 
necessária este dossier, aprova a renovação das licenças, apresentando, no entanto, um 
documento que fixava algumas linhas de programação para a SIC e para a TVI. Os canais 
privados consideraram essas orientações abusivas (“Diário de Notícias”, 8 de Agosto de 
2006). Neste contexto, o que foi alterado? Praticamente nada. Tendo em conta o horário 
nobre do último trimestre de 2006, constata-se que a SIC e  a TVI  foram, depois  do 
noticiário  das  20h00,  canais  temáticos  de  entretenimento.  Que,  de  certa  forma, 
contrariam a Lei de TV e as recomendações da ERC. Como é possível? 

A Lei da Televisão em vigor em 2006 (Lei nº32/2003, de 22 de Agosto) estipulava 
que um canal generalista deveria ter os seguintes fins:

 a) Contribuir para a informação, formação e entretenimento do público;
b) Promover o exercício do direito de informar e de ser informado, com rigor e  

independência, sem impedimentos nem discriminações; 
c) Favorecer a criação de hábitos de convivência cívica própria de um Estado  

democrático e contribuir para o pluralismo político, social e cultural; 
d)  Promover  a  cultura  e  a  língua portuguesas  e  os  valores  que exprimem a  

identidade nacional.

A formulação é genérica, como seria, aliás, de esperar de qualquer articulado 
deste género, mas a redacção tal como está abre zonas de ambiguidade. À luz desta lei, 
um canal generalista pode, em franjas de maior audiência, centrar a sua programação 

105



num determinado tipo de oferta e promover alguma diversidade em horários que têm 
um inexpressivo número de telespectadores. Na prática poderá ser um canal temático; 
mas  a  nível  legal  poderá  reivindicar  a  sua  natureza  generalista.  Recuando  até  ao 
aparecimento da SIC (Outubro de 1992) e da TVI (Fevereiro de 1993) e relembrando o 
que  era  nessa  altura  a  respectiva  oferta  televisiva,  constatamos  que  as  grelhas 
mudaram substancialmente ao ponto de tornarem irreconhecíveis os projectos iniciais de 
ambos  os  canais  privados,  mas  de  concessão  pública.  Terão  sido  essas  mudanças 
inevitáveis?  Até  certo  ponto,  sim,  mas  em  2006  a  programação  da  TV  privada 
desvirtuava completamente os projectos que o Governo escolhera como vencedores das 
concessões apresentadas a concurso público no polémico Conselho de Ministros de 6 de 
Fevereiro de 1992 que teve como porta-voz dessa decisão o ministro da Presidência, na 
altura Luís Marques Mendes. 

Face a esta situação, torna-se imperioso discutir  que tipo de oferta televisiva 
proporciona a TV generalista privada. Nunca do poder político se escutou, durante o ano 
de 2006, qualquer intervenção coerente e aprofundada a este nível. Antes do Verão, a 
ERC, na extensa deliberação 1-L/2006 com a data de 20 de Junho (102 páginas), torna 
públicos os seus fundamentos para renovar as licenças aos operadores privados, não 
sem  deixar  de  afirmar  que,  “relativamente  a  algumas  obrigações  assumidas  pelos 
operadores  televisivos  –  quer  por  decorrência  directa  da  lei,  quer  porque a  isso  se  
comprometeram na apresentação da respectiva candidatura (em 1990) ou em momento  
posterior  –  se  verifica  um  cumprimento  pouco  satisfatório”.  Salientam-se  alguns 
aspectos de incumprimento. Da parte da SIC:

•  “Diminuição progressiva do número de jornais informativos: quatro em 1990;  
três em 1999; dois em 2005.

• Desaparecimento  de  programas  especializados  no  campo  da  reportagem 
nacional e internacional, da entrevista e do debate com autonomia relativamente  
aos blocos informativos das 13h00 e das 20h00, em claro incumprimento dos  
compromissos assumidos em 1999.

• Eliminação do flash informativo diário, contemplado no projecto de 1999.

• Emissões  destinadas  a  públicos  infantis  remetidas  para  horários  pouco  
adequados,  de segunda a sexta e desaparecidos da grelha de programas em 
2006.

• Programação cultural com presença reduzida na grelha e emitida em horários de  
audiência diminuta.”

106



Da parte da TVI:

•  “Emissões destinadas a públicos infantis remetidas para o fim-de-semana. O  

compromisso assumido em 1999 envolvia a emissão de programas infantis nas 

manhãs de segunda a domingo e nas tardes dos dias úteis.

• Programação cultural esporádica e emitida em horários de audiência reduzida.  
Apesar de o projecto de 1999 não contemplar programação cultural, assumia-se  
como um projecto com preocupações de natureza cultural.

• Ausência  de  programas  especializados  no  campo  da  reportagem  nacional  e  
internacional,  da  entrevista  e  do  debate,  autónomos  em  relação  aos  blocos  
informativos das 13h00 e das 20h00, em claro incumprimento dos compromissos  
assumidos em 1999.

• Eliminação do flash informativo diário contemplado no projecto de 1999.”

Face a isto, a ERC determinou que os operadores privados cumprissem várias 
obrigações. Destacamos aqui as seguintes:

•  “Emitir um mínimo de três blocos noticiosos diários.

• Emitir programas de informação dos subgéneros debate e entrevista, autónomos 
em  relação  aos  blocos  noticiosos  diários,  com  periodicidade  não  inferior  a 
semanal.

• Diversificar  os  géneros  da  programação  emitida  no  chamado  horário  nobre  
(20h00-23h00).”

Ao longo do primeiro semestre posterior a esta deliberação, os canais privados 
generalistas, ao contrário daquilo que seria expectável, não alteraram a sua engenharia 
de programação de horário nobre. Veja-se, a título de exemplo, os Quadro 1 e 2.

107



Quadro 1: Oferta televisiva dos canais generalistas privados em horário nobre 
(21h00-00h00)

Semana de 2 de Outubro a 6 de Outubro

2ª Feira 3 ª Feira 4 ª Feira 5 ª Feira 6 ª Feira

SIC
Tcharan (making 
off da Floribella)

Floribella (novela)
Cobras & 

Lagartos (nov.)
Jura (novela)

Tcharan
Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Tcharan
Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Tcharan
Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Tcharan
Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

TVI
Morangos com 
Açúcar (novela)
Tempo de Viver 

(nov.)
Fala-me de Amor 

(nov.)

Morangos c/ 
Açúcar

Tempo de 
Viver

Fala-me de 
Amor

Morangos c/ 
Açúcar

Tempo de 
Viver

Fala-me de 
Amor

Morangos c/ 
Açúcar

Tempo de 
Viver

Fala-me de 
Amor

Morangos c/ 
Açúcar

Tempo de Viver
Fala-me de 

Amor

Neste período,  a  SIC,  de 2ª  a  6ª  feira,  abria  a  franja  nocturna da noite  com 
Tcharan,  que  mostrava  os  bastidores  de  Floribella  que  começava  logo  que  este 
programa terminava.  Disponibilizava-se,  desse modo, um espaço na grelha para três 
telenovelas, apresentadas em formato sandwich: novela portuguesa + novela brasileira 
+ novela portuguesa. A TVI encheu as suas noites com três telenovelas portuguesas. De 
Setembro a Dezembro, este tipo de engenheira de programação não se alterou. Apenas 
mudaram os nomes das  telenovelas da TVI  não só  por  causa do fim das narrativas 
ficcionais,  mas  frequentemente  por  imperativos  de  concorrência.  A  26  de  Outubro, 
estreou no canal quatro  Doce Fugitiva, tendo por protagonista uma Estrelinha que se 
apresentava como clone imperfeito da Floribella, reunindo outros atributos para atrair 
audiências. 

108



Quadro 2: Oferta televisiva dos canais generalistas privados em horário nobre 
(21h00-00h00)

Semana de 27 de Novembro a 1 de Dezembro de 2006

2ª Feira 3 ª Feira 4 ª Feira 5 ª Feira 6 ª Feira

SIC
Floribella (novela)
Cobras & Lagartos 

(novela)
Jura (novela)

Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

Floribella
Cobras & 
Lagartos

Jura

TVI

Doce Fugitiva 
(novela)

Tempo de Viver 
(novela)

Eu e Tu (novela)
Pedro, o Milionário

(reality show)

Doce Fugitiva
Tempo de 

Viver
Eu e Tu

Dr House
(série 

estrangeira)

Doce Fugitiva
Tempo de 

Viver
Eu e Tu

Dr House

Doce Fugitiva
Tempo de 

Viver
Eu e Tu

Doce Fugitiva
Tempo de 

Viver
Eu e Tu

Percorrendo, entre Setembro e Dezembro de 2006, a oferta televisiva dos canais 
generalistas privados depois do noticiário das 20h00, encontra-se apenas um espaço de 
informação ao domingo na SIC. Trata-se de Reportagem SIC1, um formato consagrado à 
média-reportagem que se tornou autónomo do  Jornal da Noite em Setembro de 2006. 
Talvez  esta  opção editorial  tenha sido influenciada pelo  ressurgimento,  em Maio,  do 
programa  Em  Reportagem2 da  RTP1  ou,  então,  pela  aposta  que  a  estação  pública 
proclamava estar a fazer no campo da informação3.  Confrontado com as razões que 
levaram à  autonomização  deste  género  televisivo,  o  director  de  Informação  da  SIC, 
Alcides Vieira, responde assim: “estamos a redefinir o conceito dos telejornais do fim-de-
semana, uma vez que os telespectadores estão mais disponíveis para ver outro tipo de 
informação. Vamos prolongar o espaço da informação ao domingo, por acharmos que é 
um  dia  de  maior  disponibilidade  ao  fim-de-semana”  (“Diário  de  Notícias”,  25  de 
Setembro de 2006). À mesma hora, na RTP1, ia para o ar  As Escolhas de Marcelo. Ao 
transformar o espaço de média-reportagem num programa autónomo, a SIC destacava 

1  A  SIC  estreou-se  neste  género  de  programas  com  Grande  Reportagem em  1996.  O  primeiro 
programa, que foi para o ar a 16 de Maio de 1996, apresentou o trabalho “Os meninos de Angola”, 
assinado pela jornalista Cândida Pinto que, posteriormente, foi alvo de vários prémios.

2  A RTP soma vários programas neste género  jornalístico.  O  último programa da estação pública 
formatado  para  emitir  reportagens  de  média  e  longa  duração  chamava-se Grande  Repórter e 
terminou em 2003.

3  No mesmo período que aqui analisamos (Setembro-Dezembro de 2006), a RTP1 emitia, em horário 
nobre, os seguintes programas de informação: Grande Entrevista (que estreou em Abril de 1998, com 
a moderação de Judite  de  Sousa),  Prós  e  Contras (um debate que surgiu  em Outubro  de  2002, 
apresentado por Fátima Campos Ferreira), As Escolhas de Marcelo (espaço de comentário político que 
apareceu em Fevereiro de 2005), Notas Soltas (outro espaço de comentário político inaugurado por 
António Vitorino em Maio de 2005),  Em Reportagem (apareceu em Maio de 2006),  Cuidado com a 
Língua (um programa sobre a língua portuguesa que estreou a 15 de Setembro) e A Voz do Cidadão 
(o programa do Provedor do Telespectador, que surgiu a 16 de Setembro, conduzido pelo académico 
Paquete de Oliveira). 

109



um  género  que,  ao  longo  dos  anos,  proporcionou  sucessivos  prémios  aos  seus 
jornalistas. Eis aqui a marca do “jornalismo SIC” inaugurada em Outubro de 1992, mas 
que, a partir de 2000, a estação privada vinha desvalorizando ao nível dos programas de 
informação semanal. 

Em Novembro, a SIC criou um formato que, de certa forma, poderia constituir-se 
como  um  espaço  de  memória  perante  o  esquecimento  que  o  veloz  fluxo  noticioso 
motiva.  “Perdidos  e  Achados”  era,  nas  palavras  da  coordenadora  desse  espaço,  a 
jornalista Sofia Pinto Coelho, uma “ espécie de ajuste de contas” (“Diário de Notícias”, 
14 de Novembro de 2006) com aquilo que havia sido noticiado há algum tempo. Essa 
ideia de recuperar e actualizar reportagens antigas cujo rasto se perdera era excelente, 
mas ao circunscrever esse formato a uma rubrica do Jornal da Noite de sábado dava-se 
um sinal  de  um subaproveitamento  daquele  que  poderia  ser  um excelente  projecto 
jornalístico,  convertendo-se  simultaneamente  o  noticiário  da  SIC  numa  espécie  de 
albergue espanhol que desvirtuava o conceito de telejornal enquanto género televisivo.

Quem, em finais de 2006, esperava uma renovação de fundo da programação 
televisiva das estações privadas ficou certamente desiludido com aquilo que os canais 
privados (não) fizeram. Nem mesmo a insistência do canal público em programas de 
debate e de grande-entrevista levou a SIC ou a TVI a adoptar programas semelhantes. 
Nesse último trimestre, houve mesmo uma situação inusitada: sem dispor de qualquer 
formato  de  grande-entrevista,  a  SIC  resolveu  entrevistar,  a  16  de  Novembro,  o 
Presidente  da  República,  apoderando-se  de  Outras  Conversas,  que  ia  para  o  ar  ao 
domingo  à  noite  na  SIC  Notícias,  coordenado e  conduzido  por  Maria  João  Avillez.  O 
programa  mudou  de  canal  e  de  dia  de  emissão,  mas  manteve  o  cenário  e  a 
entrevistadora.  Aos  telespectadores  não  foram  dadas  explicações  para  esta  fugaz 
adopção. À mesma hora, Judite de Sousa conduzia na RTP1, como era habitual, mais 
uma emissão de Grande Entrevista, com o convidado Pedro Santana Lopes, ex-primeiro-
ministro que lançara havia três dias um livro sobre o agitado período da sua governação. 
Nesse embate de audiências, ganhou o programa da RTP1.

Canais monotemáticos de entretenimento: eis o que caracterizou, em 2006, a 
programação da SIC e da TVI depois do noticiário das 20h00. Uma tendência que se foi 
acentuando a partir  de 2000 (Lopes,  2005), sem que nenhuma entidade tivesse tido 
força suficiente para travar uma engenharia de programação que negava a natureza 
generalista das estações privadas. Esperava-se que o documento apresentado pela ERC 
aquando da  renovação  da  licença  de  televisão  dos  canais  privados  provocasse  uma 
inflexão da oferta televisiva que,  aos serões,  era oferecida aos telespectadores.  Pelo 
menos até Dezembro de 2006,  tudo permaneceu inalterável.  Sendo canais privados, 
mas de concessão pública, a SIC e a TVI violaram, neste tempo, as determinações do 

110



órgão regulador por um lado, e, até certo ponto, aquilo que estipulava a Lei de TV na 
altura em vigor. Sem que ninguém considerasse isto suficientemente grave. 

Bibliografia
Lopes, Felisbela (2005). “Uma Década de Televisão em Portugal (1993-2003) Estudo dos 

programas  de  informação  semanal  dos  canais  generalistas”  Tese  de 
doutoramento apresentada na Universidade do Minho, Dezembro.

Deliberações da Entidade Reguladora da Comunicação Social: 1-L/2006, 20 de Junho.
Jornais: “Diário de Notícias”, 8 de Agosto de 2006; “Diário de Notícias”, 25 de Setembro 
de 2006; “Diário de Notícias”, 14 de Novembro de 2006.
Legislação: Lei nº32/2003, de 22 de Agosto

111


	Lopes, Felisbela (2005). “Uma Década de Televisão em Portugal (1993-2003) Estudo dos programas de informação semanal dos canais generalistas” Tese de doutoramento apresentada na Universidade do Minho, Dezembro.

