Vestuário Cinematográfico: Estudos da Fashion Theory Aplicados à Etno-Ficção Portuguesa

Caterina Cucinotta, António Cascais

Resumo


Baseado num estudo de traços comparativos, o meu trabalho de doutoramento se foca na intersecção entre cinema e moda, entre fashion theory e film theory.
O termo fashion theory refere-se a um âmbito interdisciplinar que contempla a moda como um sistema de significados em que se produzem as representações culturais e estéticas do corpo revestido. Os meios de comunicação, o cinema antes de todos, são um grande depósito e motor do imaginário social e agem em estreita sinergia com a moda. Até que ponto o vestuário resulta importante dentro do enredo fílmico, seja como elemento dramático, seja como revestimento do corpo?
O género cinematográfico que vou analisar é a etno-ficção portuguesa onde o documentário e a ficção se cruzam, gerando um importante cruzamento também ao nível do vestuário. Pondo-se este exactamente no meio entre o real e o fictício, resulta, agora um símbolo de verdade na historia contada, agora uma reconstrução do conceito de comunidade. A metodologia de estudo está baseada na analise fílmica de três Trilogias: Trilogia do Mar de Leitão de Barros, Trilogia de Tras-os-Montes de António Reis e Margarida Cordeiro e Trilogia das Fontainhas de Pedro Costa.

Palavras-chave


Cinema; moda; etno-ficção portuguesa

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho