Cyberbullying e crowdsourcing: o caso da Maratona de Boston
Resumo
Emergindo como promessa da inteligência colectiva colocada em prática, o crowdsourcing revela o poder das massas trabalhando em direcção a um objectivo comum. No caso da Maratona de Boston a investigação amadora crowdsourcing demonstrou que na demanda de resultados o caminho percorrido pode ser sinuoso e levar a efeitos imprevisíveis como a prática de cyberbullying. Supondo terem encontrado os autores dos atentados, os investigadores crowdsourcing divulgaram rapidamente todas as informações de que dispunham acerca dos alegados bombistas, sem confirmarem a sua veracidade, difamando e denegrindo a imagem dessas pessoas. Está-se então a falar sobre a possibilidade da utilização de toda a potência do crowdsourcing direccionado para o cyberbullying. Propõe-se assim reflectir sobre o poder da Internet e dos movimentos crowdsourcing, suas potencialidades e riscos associados com base neste caso em particular.
Palavras-chave
crowdsourcing; Maratona de Boston; Internet; cyberbullying
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho