Renovação do passado para uma definição do presente – A abertura do Teatro de Marionetas à cena contemporânea

Carla Magalhães, Maria Manuel Baptista

Resumo


O Teatro de Marionetas tradicional, ao associar-se a outras linguagens artísticas, abandona as suas caraterísticas homogéneas, para criar novas estruturas nas quais se evidencia a pluralidade de práticas criativas e que o diferenciam do modo como historicamente era praticado. Subsiste fora das suas formas tradicionais, algo que ainda se pode chamar de TM com as suas linguagens e imaginários próprios? E se sim, a que necessidades particulares responde? Que pode a marioneta hoje que não pode um ator vivo ou que este não pode fazer sem recorrer à marioneta?
O presente artigo pretende compreender até que ponto o Teatro de Marionetas caminha para uma perda da sua identidade ou se se mantém um ramo autónomo e coerente do teatro, com linguagens e imaginários próprios.

Palavras-chave


Teatro de Marionetas; ator-marionetista; marioneta, identidade; tradição

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho