(In)visibilidade mediática, (in)existência social e o contributo da teoria das Representações Sociais
Resumo
Neste artigo propomos um quadro teórico que articula a Sociologia das Ausências (Santos, 2006) e a Teoria
das Representações Sociais (Moscovici [1994] 2012). Trata-se de um paradigma epistemológico que, integrado
num projeto de investigação mais abrangente (Programa Doutoral em Estudos Culturais), está comprometido
em estudar a elaboração e a partilha das representações das minorias religiosas veiculadas nos media. Nele discutimos: (1) A (In)visibilidade mediática; (2) A produção de não-existência na construção da realidade e, (3) As Representações Sociais como produção de conhecimento prático. Argumentamos que estas representações, sob a lógica do funcionamento das monoculturas (formas sociais de inferiorização) podem produzir ocultamento social e contribuir para a construção da (in)visibilidade mediática. Pelo que sugere, o modelo apresentado poderá contribuir para: 1) Analisar a forma como as minorias religiosas são pensadas coletivamente; 2) Aprofundar o debate sobre o reconhecimento e a legitimação social no espaço mediático e 3) Contribuir para a democratização da mediação nos processos de comunicação.
das Representações Sociais (Moscovici [1994] 2012). Trata-se de um paradigma epistemológico que, integrado
num projeto de investigação mais abrangente (Programa Doutoral em Estudos Culturais), está comprometido
em estudar a elaboração e a partilha das representações das minorias religiosas veiculadas nos media. Nele discutimos: (1) A (In)visibilidade mediática; (2) A produção de não-existência na construção da realidade e, (3) As Representações Sociais como produção de conhecimento prático. Argumentamos que estas representações, sob a lógica do funcionamento das monoculturas (formas sociais de inferiorização) podem produzir ocultamento social e contribuir para a construção da (in)visibilidade mediática. Pelo que sugere, o modelo apresentado poderá contribuir para: 1) Analisar a forma como as minorias religiosas são pensadas coletivamente; 2) Aprofundar o debate sobre o reconhecimento e a legitimação social no espaço mediático e 3) Contribuir para a democratização da mediação nos processos de comunicação.
Palavras-chave
Invisibilidade mediática; não-existência; representações sociais; minorias religiosas; media
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho