A imagem epistémica entre o saber e o fazer crer
Resumo
Este artigo questiona a transmissão de conhecimento científico através das imagens e como elas produzem significado, designando -as como imagens epistémicas, que trazem conhecimento sobre o mundo, de acordo com a conceção de Rudolph Arnheim (1974). Apoiamo-nos na abordagem da semiótica e mais concretamente da semiótica social, tendo em conta que o estudo de certos fenómenos sob o olhar semiótico se faz considerando o seu modo de produção de sentido, a maneira como estas representações suscitam significado, interpretações. Assumindo que a imagem tem um papel central na nossa sociedade, a semiótica social analisa essa produção de sentido de acordo com o contexto, que, como se supõe, é importante dado o caráter específico dos conteúdos científicos e dos códigos partilhados entre produtores e recetores de informação.
Palavras-chave
Conhecimento científico; semiótica social; imagem epistémica; representação visual
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho