Universidades e empresas em processo de transferência de conhecimento: uma visão geral sobre a comunicação interorganizacional
Resumo
Este artigo visa apresentar uma parte das conclusões preliminares acerca da Comunicação Interorganizacional entre as universidades e as empresas no processo de transferência de conhecimento e, também, mostrar de que forma as políticas europeias para o ensino superior e a necessidade de diversificação das fontes de financiamento do ensino superior público intensificam estes relacionamentos, quer no quadro atual, quer no próximo Programa-Quadro Horizonte 2020.
Utilizamos como método de análise o estudo de caso de uma universidade e do interface universidade/empresa. Utilizámos a análise documental da legislação europeia, a realização de entrevistas semi-estruturadas e a observação participante. A investigação está ancorada na teoria geral das Ciências Sociais de Castells (2007). Podemos concluir deste estudo que as empresas vêm adquirindo dimensão estratégica nas universidades, tornando-se em stakeholders, estabelecendo relações de cooperação e de natureza comercial.
Utilizamos como método de análise o estudo de caso de uma universidade e do interface universidade/empresa. Utilizámos a análise documental da legislação europeia, a realização de entrevistas semi-estruturadas e a observação participante. A investigação está ancorada na teoria geral das Ciências Sociais de Castells (2007). Podemos concluir deste estudo que as empresas vêm adquirindo dimensão estratégica nas universidades, tornando-se em stakeholders, estabelecendo relações de cooperação e de natureza comercial.
Palavras-chave
Comunicação Interorganizacional; universidades; empresas; transferência conhecimento
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho