A investigação ação em um estudo sobre estereótipos sociais: desenhos, contextos e aplicações

Gisele Fonseca, Rosa Cabecinhas

Resumo


Em um contexto escolar com adolescentes portugueses e brasileiros, propomo-nos a avaliar a aplicabilidade e relevância de algumas atividades do site canadiano Media Smarts, sobretudo as que possuem conceitos relativos aos estereótipos veiculados pelos media. Pretendemos perceber através das atividades de que forma os estereótipos estão presentes nos discursos dos jovens, quais os estereótipos mais evidenciados e avaliar se as atividades serviram como ferramentas para uma educação para os media tal como proposto numa discussão que tem por objetivo a leitura crítica destes estereótipos. A investigação-ação por seu caráter intervencionista coaduna com uma prática investigativa que objetiva a mudança no contexto pesquisado. Esperamos estabelecer um diálogo entre a sala de aula e o mundo social, a fim de contribuir para ampliar a visão de pluralidade social e heterogeneidade identitária ao relacionar temas da contemporaneidade com uma perspectiva multimodal que contemple o repertório de crenças que os alunos possuem.

Palavras-chave


investigação ação; educação para os media; estereótipos sociais

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho