Brincadeiras do meio do mundo: uma infância globalizada?
Resumo
A pesquisa sobre as formas como se relacionam o global e o local nas culturas da infância, através dos processos de receção e produção da cultura pelas crianças e da sua expressão nas culturas de pares no quotidiano lúdico, pretende inferir o impacto da globalização nas infâncias contemporâneas, nomeadamente no contexto africano. A estratégia: mergulhar no quotidiano lúdico das crianças africanas naturais de São Tomé e Príncipe na tentativa de perscrutar um dos mundos sociais e culturais da infância e revelá-lo na voz das próprias crianças. Através da observação e análise das práticas e dos significados relacionados com a brincadeira e o brinquedo nos contextos de vida das crianças de São Tomé e Príncipe, procura-se esclarecer como e se as culturas das crianças na sua génese e estrutura estão imbricadas no contexto mais amplo de globalizações em curso.
Palavras-chave
Globalização; África; Infância; Cultura lúdica; Brincadeira
Texto Completo:
PDF
...............................................................................................................
.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho