Regionalização na mídia: um olhar sobre as reportagens da revista Cidade Verde – Piauí – Brasil

Gislane da C. Lima C. de Moraes, Samantha Viana C. Branco R. Carvalho

Resumo


O presente artigo está concentrado no debate sobre o processo de regionalização da mídia, visto que a globalização da comunicação abriu novos locais de interação, que já não estão mais ligados ao espaço físico comum, modificando a noção espaço/temporal das relações humanas. O estudo se propõe a refletir como em tempos de globalização, o conteúdo regional é aplicado pela revista Cidade Verde, a partir da análise das suas reportagens especiais, identificando ausência/presença de conteúdo regional, assim como, os assuntos regionais mais abordados, com o intuito de perceber como essa mídia aplica a ideia de regionalização. A revista Cidade Verde, mídia regional brasileira, tem circulação no Estado do Piauí. A pesquisa traz as reflexões de autores como Giddens (2007), Thompson (2014), Peruzzo e Volpato (2009), entre outros. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, de cunho analítico/descritivo/exploratório, que tem como método a análise de conteúdo. O artigo traz considerações a respeito do papel da mídia regional, que mesmo envolvida por uma lógica global e uma demanda desenfreada de informações globais, pode abordar conteúdos levando em consideração, as identidades, características e necessidades do território de sua pertença atuando de forma a reforçar/construir valores humanos e éticos.

Palavras-chave


Globalização; produção de conteúdo; mídia regional; revista Cidade Verde

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho