Olhares sonhadores para uma literacia em desenvolvimento

Inês Santos Moura, Vania Baldi

Resumo


A presente investigação tem como objetivo desafiar práticas de uso criativo e responsável das novas tecnologias da comunicação na Escola Básica do Bairro de S. Tomé (Paranhos-Porto). Nesse sentido, promovem-se atividades para consciencializar as crianças das potencialidades e dos funcionamentos deste conjunto de linguagens de expressão, partilha e aprendizagem. Pretende-se também dar a conhecer a tecnologia e a literacia hipermédia como uma forma de reflexão sobre si próprios e de intervenção no tecido da comunidade onde atua. Através de uma oficina de Fotografia e Cinema de Animação, seis crianças do 2.º ano da EB /JI de S. Tomé puderam compreender a evolução do Cinema de Animação e da Fotografia, utilizar e experimentar diversos equipamentos audiovisuais e, por fim, criar um filme em conjunto. O presente artigo reflete sobre as competências desenvolvidas por parte das crianças e sobre outros possíveis resultados que uma oficina deste tipo pode proporcionar.

Palavras-chave


Arte audiovisual; criatividade; educação; tecnologias da comunicação; infância

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho