Comunicação nos espaços de educação formal

Raija Maria Vanderlei de Almeida

Resumo


Este artigo tem como tema as experiências obtidas na disciplina Comunicação nos Espaços de Educação Formal, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande, que tem uma linha de formação em Educomunicação, um novo campo de atuação na sociedade contemporânea, criando uma interface entre comunicação e educação. O curso tem uma formação humanística consolidada e, logo, condições de realizar uma leitura crítica dos sistemas de comunicação e dos processos de mediação social. Esta disciplina é oferecida no início da graduação e visa o planejamento e elaboração de estratégias de integração dos meios de comunicação, com as múltiplas linguagens e suas tecnologias, no cotidiano e no espaço escolar, bem como o assessoramento a professores, organização de acervo, desenvolvimento de e organização de infra-estrutura para mediações. A disciplina tem como objetivos: mapear e criar práticas educomunicativas em ambientes educativos que lidam com a educação formal; explorar o potencial das tecnologias e da comunicação na aprendizagem; planejar e elaborar estratégias de integração dos meios de comunicação; mapear as práticas educomunicativa. O seu conteúdo programático está distribuído em três unidades. Na primeira unidade os alunos têm um contato com os novos modos de conhecer a linguagem audiovisual no contexto escolar. Da mesma forma acontece com as linguagens radiofônicas, jogos, Internet e educação a distância nos dois módulos seguintes. No final de cada unidade eles fazem uma atividade de campo em escolas de educação formal, mapeando as práticas educomunicativas e assessorando professores no planejamento e elaboração de estratégias de integração dos meios de comunicação na escola que envolvam a linguagem audiovisual. Ao final os alunos obtêm uma experiência intensa na relação entre a teoria e a práxis, vivenciando algumas das muitas possibilidades da educomunicação e da literacia midiática.

Palavras-chave


Literacia midiática; educomunicação; educação formal; tecnologias da informação e comunicação; linguagem midiática

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho