Bahia, Santiago e Lisboa: relatando um projeto telemático

Daniel Tércio, Maria João Alves

Resumo


Este estudo tem como ponto de partida a plataforma MAPA D2 fundada e
desenvolvida sob direção da investigadora brasileira Ivani Santana. MAPA D2 foi criada em 2009 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos projetos e investigação dos artistas e pesquisadores académicos dos países de língua portuguesa e língua espanhola interessados nas diversas vertentes do campo da dança e da performance com mediação tecnológica.
O projeto “Personare Embodied Varios Darmstadt 58”, desenvolvido no âmbito daquela rede, veio questionar o corpo enquanto produtor de sonoridades, desmultiplicando-o em três corpos e em três equipas localizadas em zonas espacialmente distantes. Este projeto, em particular, colocou como seu desafio a concretização de um dispositivo capaz de integrar um sistema mais vasto e complexo, convocando duas ideias fundamentais: a ideia do corpo como produtor de sonoridades e a ideia de uma nova dimensão de fluxo de informações em tempo real. O objetivo era o de conceber e realizar um espetáculo que materializasse aquelas duas ideias e que decorresse em simultâneo em três cidades: Salvador da Bahia, Santiago do Chile e Lisboa.
Enquanto coordenadores da equipa portuguesa, os autores deste estudo
pretendem apresentar o processo de trabalho e os resultados alcançados, e partilhar questões relacionadas com o sistema de negociação telemática, com a dinâmica aditiva de camadas de significação e com a eventual necessidade de desconstrução para alcançar um novo sentido. A questão da lusofonia surgirá assim a partir da prática criativa, dos processos de comunicação e negociação entre equipas e das dificuldades que foram sendo encontradas durante os meses de preparação e execução do projeto.

Palavras-chave


Corpo sonoro; dança; negociação; telemática

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho