Literacia mediática e notas de imprensa: PubhD UMinho e a adaptação da linguagem científica

Daniel Ribeiro, Paula R. Nogueira, Alexandra Nobre

Resumo


A comunicação de Ciência pretende aproximar a Ciência da sociedade com vista, principalmente, ao aumento da literacia científica dos cidadãos e ao seu envolvimento ativo nas tomadas de decisão relativas às políticas de ciência.
O PubhD UMinho (pub + PhD) é uma iniciativa que desafia estudantes de mestrado e doutoramento a explicar, no ambiente informal de um bar, o seu trabalho de investigação. O evento é marcado pela informalidade e linguagem descomplicada, para que o público, independentemente da sua formação e idade, consiga entender a mensagem. O PubhD é um projeto lançado em Nottingham (2014) que chegou ao Minho em janeiro de 2016 e se estendeu a mais de 20 cidades europeias. Comparativamente ao que acontece noutras cidades, as sessões em Braga e Guimarães têm-se destacado pela atenção que lhe dão os meios de comunicação regionais, e até nacionais.
Para a divulgação dos eventos são enviadas notas de imprensa (press release) a vários meios de comunicação e, posteriormente, textos de follow-up e fotografias que informam como decorreu a iniciativa. Os meios de comunicação social e a partilha dos seus artigos nas redes sociais são o melhor meio para a difusão de informação, tendo em conta um público-alvo tão diversificado. No entanto, ao redigir notas de imprensa há que converter as informações dos investigadores em textos compreensíveis para qualquer leigo, incluindo os jornalistas. Na redação das notas de imprensa são simplificados os conteúdos para facilitação da sua leitura e compreensão, assegurando, simultaneamente, o rigor científico dos temas/conceitos abordados. Este esforço tem como alvo prioritário os jornalistas a quem compete, enquanto mediadores, editar e publicar os conteúdos em função do tempo, espaço e recursos disponíveis. Temos, no entanto, constatado que quer notas de imprensa, quer os textos de follow-up que enviamos, são publicados ipsis verbis pelos média.

Palavras-chave


PubhD; comunicação de ciência; press release; meios de comunicação

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho