Social media: sistemas indutores do employer brand nas organizações
Resumo
A comunicação que acontece nos sistemas organizacionais tem merecido a atenção dos key players que exercem funções de liderança e por isso mesmo de gestão de pessoas, dentro das instituições. De igual forma, a evolução dos diferentes sistemas de comunicação tem vindo a inquietar o mundo académico, constituindo-se como disciplina em torno de 1940 nos Estados Unidos da América e reafirmando-se conceptualmente com o aparecimento das teorias sistémicas da organização que atribuíram à comunicação um lugar fundamental (Ruão, 2016).
A reflexão pretende aproximar o nosso olhar dos social media que emergem no espaço organizacional, procurando entender de que forma esta nova forma de comunicar – digital, por oposição à presencial, pode facilitar os processos de partilha de conhecimento e das melhores práticas, proporcionando a melhoria do desempenho das pessoas envolvidas, por um lado, e potenciando mecanismos de aproximação social que podem beneficiar sentimentos de pertença a uma entidade real, que é aquela em que os indivíduos atuam ou podem vir a atuar.
A reflexão pretende aproximar o nosso olhar dos social media que emergem no espaço organizacional, procurando entender de que forma esta nova forma de comunicar – digital, por oposição à presencial, pode facilitar os processos de partilha de conhecimento e das melhores práticas, proporcionando a melhoria do desempenho das pessoas envolvidas, por um lado, e potenciando mecanismos de aproximação social que podem beneficiar sentimentos de pertença a uma entidade real, que é aquela em que os indivíduos atuam ou podem vir a atuar.
Palavras-chave
Social media; employer brand; Comunicação Organizacional
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho