Ver e aprender com o Crash Course: Novos paradigmas na transmissão de conhecimento online

Luís Pinto

Resumo


Observando que grande parte da aprendizagem ocorre atualmente fora dos contextos académicos, fazemos uma abordagem às novas pedagogias com recurso a multimédia, enquadradas nos contextos digitais da Sociedade do Conhecimento. A existência de um canal de vídeos educativos como o Crash Course no universo educativo online é denotativa da atual multitude de recursos académicos- formais e informais- presentes do ciberespaço. No que diz respeito a novos modelos e plataformas formativas, note-se o exemplo dos MOOC - Massive Online Open Courses - que desde 2006 têm tido uma grande expansão- ou das palestras online, como acontece nas TED Talks ou Video Lectures. net. Sendo estas as marcas de uma nova cultura global, que demonstram a existência de princípios do Conetivismo mas também de edutainment, tentamos caracterizar a experiência comunicacional associada à transmissão de conhecimento. Assistimos aqui a uma procura recíproca entre fornecedores e consumidores: os criadores de conhecimento procuram público no seu habitat natural e os recetores buscam informação alternativa ou um aprofundamento daquilo que aprendem em contexto formal.

Palavras-chave


Ciberespaço; Conetivismo; Conhecimento; Novos Média

Texto Completo:

PDF


...............................................................................................................

.:: LASICS ::.
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho