Comunicação da ciência e redes sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica

Cristiane Barbosa, Jorge Pedro Sousa

Resumo


Na era da cibercultura, a divulgação científica busca novas formas de articulação ao ser realizada nas mídias sociais na internet, como o Facebook, por ser considerado uma das mídias sociais digitais que mais formam opinião e são mais populares entre usuários desses mecanismos. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de discutir como as redes sociais digitais, em específico o Facebook, são ou podem ser utilizadas para a divulgação científica por instituições de ensino e pesquisa. Nesses ambientes midiáticos é insuficiente divulgar conteúdos originais, visto que o público tem a expectativa de uma interatividade na comunicação. Trata-se de um trabalho que busca contribuir para o enriquecimento das discussões acadêmicas, a partir de referenciais bibliográficos, como Pierre Lévy, Raquel Recuero, Manuel Castells, entre outros. Discute a influência do pensamento científico, as relações entre ciência e divulgação científica nas redes sociais digitais. Para tanto, utilizou-se um referencial bibliográfico sobre ciência, jornalismo e divulgação científica a fim de contribuir para pesquisas e leituras acadêmicas sobre a temática. Este trabalho surge da inquietação sobre o cenário da cobertura científica nas redes sociais digitais que ainda precisa avançar, ainda que haja alguns esforços por parte de instituições públicas e privadas.

Palavras-chave


cibercultura; redes sociais digitais; Facebook; divulgação científica

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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho