After-space: para a compreensão do espaço na atualidade
Resumo
O presente artigo pretende questionar e expandir novos campos para o conceito de espaço e sua incorporação, no contexto das condições resultantes da cultura moderna: compreender, na atualidade, a produção de espaços outros, partindo de um pressuposto concetual da existência de uma relação entre os entendimentos de espaço e as condições da nossa existencialidade: o espaço como uma construção histórica.
A forma como a cultura contemporânea parece privilegiar uma relação com o espaço está diretamente ligada ao crescimento das tecnologias da comunicação e da informação, que Castells (2000) definiu como “espaços de fluxos”: a comunicação, a mobilidade e a fluidez estão a (re)definir todo o sentido de permanência e estabilidade tradicionalmente identificado com o espaço e o lugar.
Procura-se assim compreender o espaço a partir de vontades escópicas muito presentes na nossa relação quotidiana com a cidade, a sua expansão por efeito da digitalização da experiência e extensível à nossa relação subjetiva com o mundo. Neste sentido importa referir o papel da praxis artística sobre a possibilidade de construir espaços com novas qualidades: o after-space.
A forma como a cultura contemporânea parece privilegiar uma relação com o espaço está diretamente ligada ao crescimento das tecnologias da comunicação e da informação, que Castells (2000) definiu como “espaços de fluxos”: a comunicação, a mobilidade e a fluidez estão a (re)definir todo o sentido de permanência e estabilidade tradicionalmente identificado com o espaço e o lugar.
Procura-se assim compreender o espaço a partir de vontades escópicas muito presentes na nossa relação quotidiana com a cidade, a sua expansão por efeito da digitalização da experiência e extensível à nossa relação subjetiva com o mundo. Neste sentido importa referir o papel da praxis artística sobre a possibilidade de construir espaços com novas qualidades: o after-space.
Palavras-chave
Cidade; tecnologia; espaço; arte
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho