Cultura, saúde e mídia: um estudo sobre mulheres idosas em uma academia na cidade de Salvador, Bahia
Resumo
O aumento do envelhecimento populacional no Brasil é um dado relevante. No artigo analisamos como a imagem corporal de sete mulheres idosas foram construídas em uma academia de ginástica. As imagens dos corpos em processo de envelhecimento das mulheres idosas entrevistadas vêm articuladas a um processo de “juvenilização”. Essas mulheres utilizam técnicas para driblar o envelhecimento dos corpos e buscam esconder e apagar os sinais de envelhecimento. As imagens que as idosas têm dos corpos estão associadas ao “corpo feio”, ao “corpo decrépito”, ao “corpo senil”. Para essas mulheres o corpo “perfeito” envolve noções de beleza, juventude, sensualidade, vitalidade, saúde e visibilidade. A metodologia utilizada para este estudo foi a etnografia. A amostra foi composta de sete idosas jovens, com idade entre 60 e 75 anos, que praticam atividade física em uma academia de ginástica, na cidade de Salvador. Destacamos neste estudo a contribuição de: Beauvoir (1990), Bourdieu (2007), Codo e Senne (2004), Courtine (1995), Couto (2012), Debert (2004), Debort (2003), Feathestone (2013), Foucault (2005), Goldenberg (2013), Le Breton (2013), Lipovestsky (2009), Matos (2015) e Motta (2002).
Palavras-chave
Cultura; corpo; identidade; mídia
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Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Universidade do Minho